Debate abordou os reflexos e as ações elaboradas após o rompimento da barragem de Fundão
O rompimento da barragem de Fundão, de propriedade da Samarco, foi o tema principal do segundo dia (25/10) do 5º Encontro de Integração da Bacia do Rio Doce, realizado no município de Caratinga (MG). Uma mesa de debates, formada por representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce), Ministério Público e Fundação Renova discutiu os reflexos e as ações elaboradas após o rompimento da barragem de Fundão.
Durante o evento, representantes da Fundação Renova abordaram as ações realizadas de recuperação ambiental, como revegetação emergencial, recuperação de rios afluentes, recomposição da drenagem das planícies e margens de rios para evitar o aporte de sedimento para os cursos d’água. Estão previstas ainda a revegetação das margens e planícies e o plantio de mata natural ao longo da área impactada.
Sobre a compensação dos danos, serão feitas melhorias no sistema de captação e tratamento da água de municípios atingidos, recuperação de nascentes e áreas de preservação permanente (APPs) degradadas e acompanhamento da qualidade da água. Sobre a qualidade da água, segundo representantes da instituição, existem 120 pontos de monitoramento e que há emissão de laudos periódicos sobre as análises para as entidades competentes.