Fundação Renova

Fundação Renova participa de eventos sobre restauração florestal na Europa

Publicado em: 04/10/2022

Restauração Florestal

A bacia do rio Doce ganhou destaque nas apresentações realizadas pela equipe da Fundação Renova

A restauração florestal na bacia do rio Doce foi destaque em dois eventos internacionais realizados na Europa. A equipe de Uso Sustentável da Terra (UST), da Fundação Renova, participou da Conferência Mundial de Monitoramento de Florestas Através de Imageamento Aéreo – ForestSAT 2022, em Berlim, na Alemanha, e na 13° Conferência Europeia da Sociedade de Restauração Ecológica – SERE 2022, realizada em Alicante, na Espanha. 

Os colaboradores da Fundação Renova, Felipe Tieppo, Karina Barbosa e Leandro Abrahão, destacaram algumas ações relacionadas ao estudo de definição de áreas prioritárias na bacia do rio Doce, realizado em parceria com as universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e de Viçosa (UFV). A pesquisa foi fundamental para determinar dentro de uma bacia de grandes proporções qual seria a área apta a receber as ações de restauração.

Conferências

Na SERE 2022, Karina Barbosa e Leandro Abrahão falaram sobre como a restauração florestal está gerando renda e melhorando a vida das pessoas que vivem em áreas de vulnerabilidade social e sobre a importância da capacitação de agentes para atuar na área. Além disso, foi apresentado o funcionamento da Rede de Sementes e Mudas, criada pela Fundação Renova para fornecer insumos aos programas de restauração florestal e gerar renda para as comunidades por meio da venda de sementes florestais e de mudas. 

“No contexto da Rede de Semente e Mudas, a floresta passa a ser uma fonte geradora de renda através da colheita e comercialização de produtos florestais não madeireiros, assim a percepção das comunidades é de preservar e proteger a floresta que outrora era um problema. Isso é ressignificação e valoração da floresta. Isso é restaurar a natureza e conectar pessoas”, cita Leandro.

Karina Barbosa ressalta a importância da participação da Fundação Renova na SERE. “A temática principal da SERE 2022 foi ‘Restaurar a Natureza e Reconectar Pessoas’, o que faz todo sentido à nossa participação que divulgou trabalhos relacionados à capacitação de pessoas, desafio e oportunidades para as comunidades locais e o impacto socioeconômico da restauração florestal na bacia do rio Doce.”

Felipe Tieppo participou das duas conferências. Na ForestSAT, apresentou o uso do estudo feito em parceria com a UFMG e UFV para ganho de escala na validação das áreas para restauração na bacia. Na conferência da SERE, o especialista falou sobre a cadeia econômica da restauração florestal na bacia e mostrou como as ações estão melhorando a vida das pessoas e gerando emprego e renda em regiões mais vulneráveis. 

Segundo Tieppo, participar desses eventos traz visibilidade positiva para o programa de restauração florestal. “É uma oportunidade de representar a Fundação Renova e mostrar para o mundo que realizamos um trabalho sério, com entregas efetivas, cumprindo obrigações legais, respeitando a governança, os stakeholders e engajando produtores rurais para promover uma mudança significativa do uso do solo em uma bacia que historicamente está entre as mais degradadas do Brasil.” 

Sobre os eventos

ForestSAT 2022 – Alemanha

O evento promove a divulgação de tecnologias de análise espacial, amplamente utilizadas pela Fundação Renova para facilitar a cooperação entre organizações de pesquisa, universidades, agências governamentais e o setor privado com fins de análises espaciais para descrever e monitorar ecossistemas florestais.

SERE 2022 – Espanha

É a maior conferência de restauração florestal da Europa, realizada pela Society for Ecological Restoration (SER), entidade profissional de referência no campo da restauração ecológica que promove a ciência, a prática e a política de restauração para proteger a biodiversidade, melhorar a adaptação às mudanças climáticas, mitigar seus efeitos e restaurar uma relação saudável entre natureza e sociedade. A vertente europeia da sociedade (SERE) reúne centenas de especialistas e membros de organizações em 37 países, com organizações afiliadas em seis deles. 

Participação na restauração ecológica da União Europeia

Durante a passagem pela Europa, o time da Fundação Renova foi convidado a ajudar na revisão da política de restauração ecológica da União Europeia, por meio do compartilhamento das aprendizagens e experiências com o trabalho de restauração que vem sendo realizado ao longo da bacia do rio Doce.

Deixe seu comentário