Fundação Renova leva educação ambiental às escolas municipais de Paracatu e Bento Rodrigues

Publicado em: 03/01/2017

Educação Ambiental

Pais, alunos, professores e funcionários participaram de diversas atividades no último ano

Para contribuir com a integração da comunidade escolar e com as reflexões decorrentes dos desafios relativos à convivência em novos espaços, a Fundação Renova realizou, por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA), entre agosto e dezembro de 2016, diversas ações nas Escolas Municipais de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, em Mariana, e também na Escola Estadual Padre José Epifânio Gonçalves, Escola Municipal José de Vasconcelos Lana e Escola Municipal Gustavo Capanema, todas em Barra Longa. Ao todo, foram 27 ações promovidas nessas comunidades, entre reuniões de planejamento, oficinas, palestras, rodas de conversa e intervenções artísticas, das quais participaram cerca de 400 pessoas.

As atividades tiveram temas diversos, todos planejados e definidos de forma participativa, envolvendo o Poder Público local, direção, pedagogas, professores e alunos. Foram eles: valorização do patrimônio pessoal, escolar e coletivo, emergências ambientais, reassentamento, diálogo família e escola, motivação e autoestima, alimentação saudável, reciclagem, entre outros.

Roda de conversa com alunos da Escola Municipal Paracatu de Baixo, em outubro de 2016, sobre reassentamento. | Foto: Igor Oliveira

As ações alcançaram resultados positivos e sanaram as dúvidas dos alunos, segundo a professora de 6º ao 9º ano, da Escola Municipal de Paracatu de Baixo, Alice Brás. “Eles aprenderam a diferença entre inundação e enchente e conheceram os aparelhos de medir a quantidade de chuva. Sobre a valorização do patrimônio, foi muito bom, porque a maior parte foi feita com o envolvimento dos alunos, foi muito prática. Gostei muito das palestras feitas em nossa escola, principalmente por termos sugerido os temas. Não foi uma questão imposta, mas sim combinada”.

FORMATURAS

Nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, foram realizadas as cerimônias de formatura dos alunos das escolas de Paracatu de Baixo e Bento Rodrigues (MG). Ao todo, cerca de 450 pessoas, entre formandos e familiares, participaram das solenidades, que receberam o apoio da Fundação Renova, por meio do programa de Reintegração da Comunidade Escolar. Entre os formandos, 14 concluíram o nível infantil e nove finalizaram o 9º ano na escola de Bento Rodrigues. Outros 20 alunos se formaram pela escola de Paracatu.

RECONSTRUÇÃO

As três comunidades impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão – Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e Gesteira – já escolheram os terrenos de reconstrução dos distritos. Bento Rodrigues tem prazo de entrega até março de 2019; Paracatu de Baixo, até fevereiro do mesmo ano; e Gesteira, em dezembro de 2017. Pessoas das comunidades participam diretamente de todo o processo de reconstrução e, até o momento, foram realizadas 641 reuniões, com participação de cerca de 23 mil pessoas.