Plano desenvolvido pela entidade contempla ações preventivas e de contingências
Criada para reparar, restaurar e reconstruir os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, a Fundação Renova segue empreendendo esforços para evitar e mitigar impactos durante o período de chuvas, que se aproxima. Para isso, foi desenvolvido, nos últimos meses, um plano focado em ações preventivas e de contingências.
O QUE ESTÁ SENDO FEITO EM GOVERNADOR VALADARES
Melhoria nas Estações de Tratamento
Melhorias nas infraestruturas para otimizar as Estações de Tratamento de Água – ETAs Central, Vila Isa e Santa Rita.
Captação alternativa
Novas alternativas de captação de água foram disponibilizadas, como a adutora da ETA Recanto dos Sonhos e um poço perfurado em São Vítor, que está em fase de montagem de infraestrutura. Além disso, está em estudo uma nova captação alternativa para a ETA Central.
Amostragem contínua
Amostras de água são coletadas regularmente ao longo do Rio Doce para monitorar a adequação da água aos padrões estabelecidos pelos órgãos competentes. O monitoramento de turbidez também ocorre ao longo de todo o rio diariamente.
Monitoramento constante
Acompanhamento, testes e relatórios sobre a qualidade da água tratada são feitos diariamente nas ETAs de Governador Valadares.
Centro de Comando
Governador Valadares receberá uma Central de Comando, com equipe especializada e ligação direta à Defesa Civil, aos órgãos ambientais e aos demais órgãos competentes, viabilizando rápidas tomadas de decisão frente às adversidades do período chuvoso e acelerando o processo de comunicação para a sociedade.
SAIBA MAIS
Para saber mais sobre o plano de ações para o período chuvoso em Governador Valadares, clique aqui.
Conheça o plano completo e clique aqui para ter acesso a todos os materiais relacionados ao plano de ações para o período chuvoso da Fundação Renova.