Fundação Renova intensifica ações para período chuvoso em Governador Valadares

Publicado em: 21/10/2016

Período Chuvoso

Plano desenvolvido pela entidade contempla ações preventivas e de contingências

Criada para reparar, restaurar e reconstruir os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, a Fundação Renova segue empreendendo esforços para evitar e mitigar impactos durante o período de chuvas, que se aproxima. Para isso, foi desenvolvido, nos últimos meses, um plano focado em ações preventivas e de contingências.

O QUE ESTÁ SENDO FEITO EM GOVERNADOR VALADARES

Melhoria nas Estações de Tratamento
Melhorias nas infraestruturas para otimizar as Estações de Tratamento de Água – ETAs Central, Vila Isa e Santa Rita.

Captação alternativa
Novas alternativas de captação de água foram disponibilizadas, como a adutora da ETA Recanto dos Sonhos e um poço perfurado em São Vítor, que está em fase de montagem de infraestrutura. Além disso, está em estudo uma nova captação alternativa para a ETA Central.

Amostragem contínua
Amostras de água são coletadas regularmente ao longo do Rio Doce para monitorar a adequação da água aos padrões estabelecidos pelos órgãos competentes. O monitoramento de turbidez também ocorre ao longo de todo o rio diariamente.

Monitoramento constante
Acompanhamento, testes e relatórios sobre a qualidade da água tratada são feitos diariamente nas ETAs de Governador Valadares.

Centro de Comando
Governador Valadares receberá uma Central de Comando, com equipe especializada e ligação direta à Defesa Civil, aos órgãos ambientais e aos demais órgãos competentes, viabilizando rápidas tomadas de decisão frente às adversidades do período chuvoso e acelerando o processo de comunicação para a sociedade.

Trabalho de recuperação e reforma da ETA Central em Governador Valadares

Trabalho de recuperação e reforma da ETA Central em Governador Valadares. | Leo Drumond / NITRO

SAIBA MAIS

Para saber mais sobre o plano de ações para o período chuvoso em Governador Valadares, clique aqui.

Conheça o plano completo e clique aqui para ter acesso a todos os materiais relacionados ao plano de ações para o período chuvoso da Fundação Renova.