Fundação Renova firma parcerias para conservação da biodiversidade

Publicado em: 15/12/2016

Conservação da Biodiversidade

Pesquisas acadêmicas garantem a idoneidade das avaliações e orientam as ações planejadas

Os trabalhos de conservação da fauna e da flora no trecho entre a barragem de Fundão e a foz do Rio Doce estão sendo conduzidos em conjunto com universidades. Pela Universidade Federal do Espírito Santo, pesquisadores de especialidades distintas integram a Rede Ufes-Rio Doce, criada para articular uma estratégia integrada de atuação. “Parcerias com instituições de ensino e pesquisa garantem a idoneidade das avaliações e trazem informações confiáveis para subsidiar as ações planejadas”, afirma um dos gestores dos programas de recuperação da Fundação Renova, Rodolfo Pessotti.

Soltura de tartarugas, em Linhares, no Espírito Santo

Soltura de tartarugas, em Linhares, no Espírito Santo. | Foto: Jeferson Rocio

A primeira frente de atuação contempla o estudo populacional dos peixes, sua relação com plantas aquáticas e outros organismos presentes na água. O termo de referência para execução do trabalho, que teve início este mês, foi aprovado na Câmara Técnica de Biodiversidade do Comitê Interfederativo. As análises serão acompanhadas por uma empresa especializada e também receberão o apoio da Rede Ufes-Rio Doce.

A segunda frente é responsável pela avaliação do efeito do rejeito sobre todas as espécies de animais e plantas marinhas, de água doce e do ambiente aquático de transição entre o rio e o mar. Já a terceira frente fará a avaliação dos impactos do rompimento sobre as espécies de animais e plantas terrestres ameaçadas de extinção, no trecho entre Fundão e a foz do Rio Doce. A metodologia de trabalho já foi aprovada pelos órgãos ambientais, incluindo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o resultado da primeira análise será apresentado no dia 30 de dezembro. O estudo irá integrar um plano de ação com a identificação das espécies ameaçadas, que servirá de base para as medidas que irão restabelecê-las no meio ambiente.