Fundação Renova esclarece sua estratégia de ações para o Período Chuvoso 2017/2018

Publicado em: 09/02/2018

A Fundação Renova informa que possui um Plano de Ações para o Período Chuvoso 2017/2018, que faz parte de sua estratégia integrada para amenizar possíveis danos às comunidades e ao meio ambiente nos meses de maior incidência de chuvas. No caso do risco de cheias e inundações, a Fundação atua mediante solicitações da Defesa Civil. Em caso de necessidade, a Renova analisa essas solicitações e apoia as demandas apresentadas.

Para atuação neste período chuvoso, a Renova considera diversos estudos e monitoramentos, entre eles o Relatório IV – Monitoramento Especial da Bacia do Rio Doce, elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM ) em conjunto com a Agência Nacional de Águas (ANA), de maio de 2016. Esse estudo aponta que não houve alteração significativa no perfil transversal da calha do Rio Doce em Governador Valadares, ou seja, na área de inundação do rio, após o rompimento. A Fundação Renova também monitora 92 pontos ao longo da bacia do Rio Doce e região costeira e possui 22 estações automáticas em tempo real. O monitoramento automático mede o nível da água e os parâmetros meteorológicos, como pluviometria e temperatura do ar. Esse banco de dados é compartilhado com órgãos ambientais.

Sobre a atual situação de cheias ao longo da bacia do Rio Doce, a Renova acompanha a situação e está pronta para atuar caso necessário. No dia último dia 06, participou de reunião com representantes da prefeitura de Governador Valadares, Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e secretarias municipais para discutir ações preventivas em relação ao risco de transbordamento do Rio Doce.

Este conteúdo foi útil para você?