Fundação Renova e Senai promovem cursos gratuitos de qualificação profissional no Espírito Santo

Publicado em: 24/04/2018

Economia Local

As inscrições para os 38 cursos de áreas como empreendedorismo, eletroeletrônica e construção civil estão abertas

Moradores de Linhares, Baixo Guandu, Colatina e Marilândia, no Espírito Santo, têm uma nova oportunidade de se desenvolver profissionalmente. Ao longo do ano, a Fundação Renova e o Senai-ES oferecem 720 vagas para 38 cursos gratuitos de qualificação de mão de obra em áreas como empreendedorismo, eletroeletrônica, têxtil e vestuário e construção civil. Os  cursos de carpinteiro de obras, mecânico de automóveis leves e mecânico montador já começaram em Linhares. Para os demais, as inscrições ainda estão abertas.

Fundación Renova registra currículums en Barra Longa, en colaboración con el Sistema Nacional de Empleo (SINE) de Mariana.

Serão ofertados 38 cursos gratuitos para trabalhadores das cidades de Linhares, Baixo Guandu, Colatina e Marilândia, no Espírito Santo | Foto: Nitro Imagens

Com exigência de ensino fundamental completo, a idade mínima dos alunos varia entre 16 e 18 anos, de acordo com o curso desejado. Em Colatina e Linhares, as matrículas estão sendo feitas nas centrais de atendimento de cada unidade. Em Marilândia, as inscrições estão sendo realizadas pela Secretaria de Ação Social, e em Baixo Guandu, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Nos municípios de Linhares e Colatina, as aulas acontecerão nas próprias unidades do Senai. Em Marilândia, os cursos serão realizados nas Unidades Móveis de Construção Civil e de Mecânica Veicular. Já em Baixo Guandu, acontecem nas Unidades Móveis de Construção Civil, Mecânica Veicular e Confecção.

A Fundação Renova realizou um mapeamento ao longo da bacia do rio Doce, que traçou o perfil, as vocações e as potencialidades econômicas de cada cidade, de Mariana (MG) a Regência (ES). Com base nessas particularidades, o Curso de Qualificação de Mão de Obra pretende estimular novos negócios, gerar empregos e ainda levar novas perspectivas para a população das regiões atingidas.  Em Mariana, a primeira turma, com 27 profissionais da área de construção civil, formou-se em dezembro de 2017. Já os cursos promovidos em parceria com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) formaram 200 profissionais de áreas que vão de cozinha capixaba, modelagem e costura, a carpintaria nas cidades de Povoação e Regência, no Espírito Santo.

Saiba mais sobre os cursos:

Linhares

Central de Atendimento: (27) 3264-1310 / 3371-2389

• Mecânico Montador

Colatina

Central de Atendimento: (27) 3721 2127 ou (27) 98802-3280.

• Carpinteiro de Obras
  • Mecânico de Automóveis Leves
  • Mecânico Montador

Baixo Guandu

Central de atendimento: (27) 3732-1878

• Mecânica de Manutenção de Motocicletas
  • Modelista
  • Costureiro Ind. Vest. – Tecido Plano

Marilândia

Central de atendimento: (27) 3724-2961

• Carpinteiro de Obras
  • Mecânica de Manutenção de Motocicletas

Documentos necessários para a inscrição

Cópia do documento de identidade

Cópia do CPF

Cópia do comprovante de residência

Comprovante de escolaridade ou autodeclaração de compatibilidade de próprio punho.