Fundação Renova e Instituto Terra firmam parceria

Publicado em: 11/11/2016

Recuperação de Nascentes e Afluentes

Iniciativa faz parte do processo de recuperação e melhoria duradoura do Vale do Rio Doce

A partir de agora, a Fundação Renova conta com o apoio do Instituto Terra para a execução das ações de recuperação da região do Vale do Rio Doce, impactada pelo rompimento, em novembro de 2015, da barragem de Fundão, de propriedade da Samarco Mineração. A iniciativa reforça o compromisso da Fundação em executar, com transparência e responsabilidade, as ações de restauração do vale, de proteção de sua população, além de garantir o abastecimento, a produção de alimentos e a retomada da economia local.

As ações ambientais já identificadas por estudos como determinantes para o resgate da água na região envolvem implantar um sistema de esgotamento sanitário em cada aglomeração urbana de todo o vale, bem como restaurar as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e de Reservas Legais, como determinado pelo Código Florestal. Isso significa reflorestar os topos dos morros, para assegurar que a água da chuva se infiltre no solo; reconstruir as matas ciliares, que serão os filtros para proteger o rio dos rejeitos carreados pelas chuvas; e replantar ao redor de todas as nascentes da bacia hidrográfica.

Com o objetivo direto na revitalização do Rio Doce, o Instituto Terra vem ampliando o Programa Olhos D’Água e, a partir do mês de novembro, 500 nascentes vão receber os primeiros trabalhos de proteção. Elas estão distribuídas nas bacias do Suaçuí Grande, envolvendo os municípios de Jampruca, Campanário, Itambacuri e Frei Inocêncio, em Minas Gerais; do Santa Maria do Doce, em Colatina (ES); e nas bacias dos rios Pancas e São José, nos municípios de Pancas, Governador Lindenberg, Marilândia e Colatina, também no Espírito Santo.

Acesse o site e conheça mais sobre o Instituto Terra.