Fundação Renova assume Plano de Recuperação Ambiental Integrado

Publicado em: 18/11/2016

Plano de Recuperação Ambiental Integrado

Plano reúne todas as ações dos programas ambientais geridas pela instituição

O Plano de Recuperação Ambiental Integrado (PRAI), iniciado pela Samarco Mineração, a partir do rompimento da barragem de Fundão, agora passa a ser gerido pela Fundação Renova. O plano nasceu com o objetivo de remediar e mitigar a extensão dos impactos e, na fase emergencial, teve como foco principal a realização de ações de assistência humanitária e de remediação dos impactos ambientais.

A atuação foi pautada por cinco grandes frentes de trabalho que, juntas, compõem o Plano de Recuperação Ambiental Integrado (PRAI). A frente de atuação com foco na segurança das estruturas remanescentes das barragens de Germano, Santarém e Fundão entrou em ação imediatamente após o rompimento. No primeiro momento, outras duas frentes que compõem o PRAI também foram executadas: a ampliação da capacidade de armazenamento de rejeitos e contenção e controle da erosão das áreas impactadas ao longo dos rios.

Para que as três primeiras atividades do PRAI possam ser prolongadas, com ações de longo prazo e definitivas, foi criada a quarta vertente do plano: embasamento científico da avaliação de riscos e do processo de recuperação. Somente com os resultados desses estudos técnicos foi iniciada a quinta frente do PRAI: recuperação dos rios, ação de maior complexidade e que demandará mais tempo para conclusão, que está sendo gerenciada pela Fundação Renova.

ENTENDA

O PRAI reúne todas as ações presentes nos programas ambientais do Termo de Transação de Ajustamento de Conduta (TTAC) assinado entre Samarco Mineração, suas acionistas, Vale e BHP Billiton, e Governo Federal, Governos Estaduais de Minas Gerais e Espírito Santo, e outros órgãos governamentais. Por meio dele, a Fundação Renova materializa seu compromisso com a recuperação dos rios impactados pelo rompimento da barragem de Fundão, sem restrição de investimento de recursos, equipamentos e pessoas para a implantação das soluções necessárias. É importante ressaltar que cada intervenção requer um prazo de implantação que precisa ser respeitado, proporcional ao seu grau de complexidade.

A primeira versão do documento foi protocolada junto aos órgãos ambientais responsáveis e a última atualização está disponível aqui

Clique aqui para ter acesso a todos os materiais relacionados ao plano de recuperação ambiental integrado da Fundação Renova.