A Fundação Renova adota medidas para preservação da saúde e bem-estar de colaboradores e da sociedade em meio ao avanço do novo coronavírus no Brasil. As decisões são tomadas a partir das orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.
As determinações abrangem tanto os colaboradores diretos e terceirizados que atuam na área administrativa da Renova quanto os que estão envolvidos em obras e outras atividades da reparação realizadas em campo.
A Fundação Renova acompanha a proliferação do coronavírus em todo o território atingido e continuará adotando ações de prevenção e segurança por região de acordo com os protocolos regionais, nacionais e internacionais, caso seja necessário.
Apoio aos serviços de saúde
- Atendendo ao pedido da prefeitura de Mariana, a Fundação Renova retomou as obras do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSIJ). A obra já estava em fase final e com entrega prevista para abril. Com a finalização, a estrutura poderá ser usada de forma emergencial nas ações realizadas no município diante da pandemia do coronavírus.
- Os cerca de 70 profissionais de saúde e proteção social que atuam em Mariana e Barra Longa seguem com suas atividades de atenção ao público atingido, sob a gestão dos secretários municipais de Saúde.
Comunidade e atingidos
- O pagamento de lucro cessante, relativo ao ano de 2019, estava previsto para terminar no dia 31 de março. Foi necessário prorrogar o prazo, dado ao isolamento social a que todos foram submetidos. A Fundação Renova está realizando o trabalho de forma remota para não prejudicar os atingidos que ainda não foram atendidos.
- Os escritórios do Programa de Indenização Mediada (PIM) e os Centros de Informação e Atendimento (CIAs) foram fechados. O atendimento via 0800 permanece ativo, com a equipe adotando protocolos de prevenção e adaptação de sua rotina de trabalho.
- O abastecimento de água nas cidades que dependem da Fundação Renova, feito por caminhões-pipa e distribuição de galões de água mineral, está mantido. Também está mantido o bombeamento de água em Linhares.
Obras e serviço administrativo
- Serviço administrativo em trabalho remoto desde 16 de março.
- A partir de 5 de maio, retomada gradual das obras nos reassentamentos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, no reassentamento familiar e na recuperação da cachoeira do distrito de Camargos, que haviam sido parcialmente paralisadas em 23 de março.
- A volta às atividades ocorre em etapas, começando com um número reduzido de colaboradores para evitar aglomerações. Com as precauções necessárias, a Fundação Renova retoma os trabalhos minimizando o risco a equipes, parceiros e demais públicos de relacionamento e diminuindo o impacto da paralisação das obras para as comunidades atingidas.
- Análises diárias sobre o cenário da Covid-19 norteiam as decisões de ampliação ou redução de times e de obras, sempre considerando as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades médicas e sanitárias. As decisões são avaliadas constantemente e adequadas às mudanças de cenário.
- A Fundação Renova reitera que todos os assuntos que podem impactar os prazos do reassentamento são tratados no âmbito da Ação Civil Pública.
Trabalho em campo
- A maior parte das atividades em campo está paralisada. A medida abrange as capacitações e atividades coletivas. As atividades de produção de mudas para a restauração florestal não terão descontinuidade, adotando medidas de prevenção.
- Na região do Alto Rio Doce, as atividades de fornecimento de alimentação animal e os atendimentos aos animais nas fazendas Castro e Água Branca continuam, com ações para mitigar os riscos de contaminação ou proliferação do vírus.
Incentivo à economia local
- O fundo de capital de giro Desenvolve Rio Doce, criado pela Fundação Renova em 2017 e gerido pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), adotou ações emergenciais de apoio a micro e pequenas empresas de municípios atingidos em virtude da crise causada pela covid-19. Além de reduzir a taxa de juros para 0,45% ao mês para crédito a micro e pequenas empresas, o Imposto sobre Operação Financeira (IOF) e a Tarifa de Análise e Abertura de Crédito (TAAC) passam a ser incluídos no financiamento. O fundo é destinado a empreendimentos nos municípios afetados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG).
- A Fundação Renova auxilia trabalhadores informais a se tornarem Microempreendedores Individuais (MEI). A formalização garante ao profissional a emissão de notas fiscais de serviços prestados, acesso a linhas de crédito de bancos com condições especiais e menores tarifas e taxas de juros para financiamentos. Também garante acesso a direitos como aposentadoria, licença-maternidade e auxílio doença. Os trabalhadores informais contam com cartilhas, vídeos informativos e uma equipe à disposição para auxiliar na formalização.
- Foram criadas versões do mapa colaborativo #fiqueemcasa para as cidades de Linhares no Espírito Santo, e Mariana, Governador Valadares e Ipatinga, em Minas Gerais. A ferramenta ajuda micro e pequenos empreendedores a se conectar com quem quer fazer compras ou contratar serviços sem sair de casa. Os mapas vão funcionar durante todo o período em que as autoridades da área de saúde recomendarem o isolamento social.
Informação de confiança
Por se tratar de uma organização que lida com diversos públicos, a Fundação Renova está distribuindo informação de confiança sobre o coronavírus.
- A comunicação com o território foi ampliada e a população atingida recebe pílulas de informações sobre o coronavírus nos canais oficiais da Renova, colocando o conhecimento da equipe e de seus parceiros à serviço das comunidades.
- São distribuídos no território programas de rádio e pílulas de WhatsApp sobre prevenção ao coronavírus, saúde mental e dicas financeiras e de fomento à economia, entre outros.