Fundação Renova

Fundação Renova abre canal no barramento do Rio Pequeno, em Linhares (ES), para garantir escoamento de água excedente

Publicado em: 05/04/2018

Melhoria de Infraestrutura

O canal será aberto nesta sexta-feira, dia 6 de abril, e tem previsão de acontecer entre 9h e 13h

Com o objetivo de escoar a água da chuva acumulada na lagoa Juparanã, que causou o aumento no seu nível e o do seu entorno, a Fundação Renova, dando continuidade aos trabalhos iniciados no dia 15 de março, abrirá um canal do rio Pequeno para o rio Doce, na ombreira (lateral) do barramento. O canal permitirá a regularização do nível do rio Pequeno e da lagoa em um prazo de 30 a 45 dias. A abertura será de forma controlada, reduzida e cadenciada, sob o monitoramento e inspeção sistemática dos técnicos da Fundação Renova.

O barramento do Rio Pequeno, em Linhares, foi construído para evitar o contato do rio Doce com a lagoa Juparanã durante a passagem da lama, em 2015 | Foto: Nitro Imagens

O processo será feito nesta sexta-feira, dia 6 de abril. A obra tem início previsto para às 9h. Como medida de segurança, a Fundação Renova vai manter todas as 41 famílias que moram próximas ao barramento fora de suas casas, no período entre 7h e 17h.

A Fundação Renova está executando a ação de forma emergencial e a retirada dos moradores do local é uma medida preventiva, que tem como objetivo garantir a segurança de todas as famílias envolvidas. No período entre 7h e 17h, as pessoas serão abrigadas em locais definidos com as mesmas e com a Defesa Civil.


A ponte do Rio Pequeno, em Linhares, na ES 248- Km108, que permite o acesso às cidades de Colatina e Rio Bananal (passando por Soretama), terá o tráfego funcionando em esquema de “Pare e Siga” das 9h às 13h, com autorização do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) e acompanhamento da Polícia Militar.

Entenda a obra

Para realizar a abertura do canal entre o rio Pequeno e o rio Doce, estão envolvidos cerca de 30 profissionais da Fundação Renova, divididos em equipes de execução, engenharia e topografia, tendo o projeto de engenharia e a execução da obra cumprindo todas as etapas técnicas necessárias junto aos órgãos competentes, dentro dos requisitos de segurança, meio ambiente e direitos humanos.

O canal terá 80 metros de comprimento e 8 metros de largura. A abertura e controle de fluxo serão feitos pela ensecadeira (uma contenção provisória), alimentando o canal com fluxo de água constante. Com a abertura gradativa do canal, o fluxo normal da água será do rio Pequeno para o rio Doce. Caso haja uma cheia no rio Doce, o canal será fechado impedindo que as suas águas atinjam o rio Pequeno. Visando monitoramento das cotas, a Fundação Renova manterá as medições diárias de nível (rio Pequeno, rio Doce e borda da ensecadeira).

Após a conclusão da etapa inicial de abertura do fluxo, será realizada uma vistoria nas residências e na área da ponte pela margem direita.

Decisão da Justiça

O barramento do Rio Pequeno, em Linhares, foi construído para evitar o contato do rio Doce com a lagoa Juparanã durante a passagem da lama, em cumprimento a uma decisão judicial. Entretanto, este barramento interrompeu o canal de vazão da lagoa Juparanã, e as chuvas deste ano causaram um aumento no seu nível e alagamento do seu entorno. A abertura do canal visa, justamente, reduzir os impactos desse alagamento.

Este conteúdo foi útil para você?

Deixe seu comentário