Foz do rio Doce tem novo site para mostrar as belezas e atrações da região

Publicado em: 29/03/2019

Foz do Rio Doce

O portal foi reformulado e servirá como um guia turístico digital de quatro comunidades de Linhares (ES)

Quem quer encontrar informações sobre história, turismo e opções de lazer nas comunidades de Povoação, Regência, Degredo e Pontal do Ipiranga, em Linhares, no Espírito Santo, já tem endereço certo. O novo portal da foz do rio Doce, totalmente reformulado, entrou no ar em fevereiro deste ano e pode ser acessado em www.fozdoriodoce.com.br.

A reformulação do site da foz faz parte das ações do Programa 13 da Fundação Renova, de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. | Foto: Nitro Imagens

Além de ganhar um novo estilo, o conteúdo da página agora é feito por moradores das próprias comunidades. Um concurso realizado em janeiro pela agência Voga, de Linhares, selecionou três pessoas de cada local para participarem de algumas oficinas de capacitação sobre fotografia, produção de texto e linguagem para a internet.

Os escolhidos aprenderam, ainda, a operar as ferramentas usadas para atualizar o site, que faz parte do projeto Divulgação da Foz do Rio Doce, uma parceria da Fundação Renova com as comunidades locais.

Depois das oficinas, um representante de cada região foi escolhido para alimentar o site com fotos, vídeos e informações sobre as belezas locais — vistas pelos olhos dos moradores. Os responsáveis pelo conteúdo terão o suporte da agência por um período de 12 meses.

Débora da Silva Coelho, estudante de Regência, de 23 anos, foi uma das selecionadas. Ela enxerga o site como uma importante ferramenta de divulgação da sua comunidade. “Eu me identifiquei muito com a proposta do site para divulgar nossa vila. Além disso, eu estou conhecendo ainda mais o lugar onde moro e compartilhando esse conhecimento com outras pessoas. Regência é conhecida como a vila mágica. Quem tem a oportunidade de vir aqui se apaixona”, diz Débora.

Para Érika Carvalho, representante do Programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova, essa ação é importante também para fomentar a economia local. “Ao usar o site para divulgar as belezas das localidades, a intenção é atrair turistas e contribuir para resgatar o potencial da região”, afirma.

Sobre os Projetos da Foz

Alguns compromissos e acordos firmados na região da foz do rio Doce antes da criação da Fundação Renova foram incorporados a sua missão como resposta às demandas da população local.

Conhecidas como Projetos da Foz, essas iniciativas englobam diferentes ações e estão contempladas nos programas de Retomada das Atividades Aquícolas e Pesqueiras, Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte, Lazer, Apoio à Economia Regional e Melhoria do Sistema de Abastecimento de Água da Fundação Renova.

As soluções adotadas pela Fundação são baseadas na escuta das comunidades, no conhecimento e no cumprimento das normas do sistema de governança.