Famílias visitam animais sob cuidados da Fundação Renova

Publicado em: 01/06/2017

Animais

O objetivo foi promover um encontro entre os animais e seus donos

“Uma oportunidade de matar a saudade”. Foi assim que o aposentado José Caetano Gonçalves definiu a visita que a Fundação Renova promoveu para que os moradores de localidades impactadas pudessem encontrar seus animais, que estão sob cuidados na Fazenda Asa Branca, em Mariana (MG).

A visita, que aconteceu no dia 22 de maio, é resultado de um trabalho de sensibilização, realizado pela frente de Assistência aos Animais. O objetivo era entender o motivo da baixa visitação aos animais. “Percebemos que muitos donos não vinham por falta de informação ou por medo de que a separação, após a visita, fosse ruim para o animal. Tentamos mostrar que é fundamental que os bichinhos não percam a familiaridade e o vínculo com os tutores principalmente, se há interesse de voltarem a viver juntos futuramente”, explica o veterinário Rafael Matos.

Animais sob tutela estão na fazenda Asa Branca

Animais sob tutela estão na fazenda Asa Branca, em Mariana (MG). | Foto: Divulgação

Era o caso de José Caetano, que não sabia que a Fundação disponibiliza transporte semanal para visitação aos animais. “Vieram aqui em casa e me explicaram como fazer. Fiquei muito feliz em ver o Peri tão bem cuidado”, disse o aposentado, que era morador de Paracatu de Baixo e hoje reside em um imóvel alugado, em Mariana.

Atualmente, seguem acolhidos no local 50 animais com os responsáveis já identificados, ao todo são 26 tutores. Nessa primeira fase, 11 famílias foram sensibilizadas e todas estiveram presentes na visita. Nas próximas semanas, o trabalho de diálogo continua com os 15 tutores restantes. A expectativa é que seja promovido um novo encontro no dia 9 de junho.