FAMÍLIAS ATINGIDAS RECEBEM GUIRLANDAS FEITAS POR ARTESÃOS LOCAIS

Publicado em: 24/12/2019

Economia Local

400 peças foram produzidas, e farão parte da decoração das moradias temporárias de famílias atingidas em Mariana

Com a chegada do Natal, 400 guirlandas festivas estão sendo entregues às famílias atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão que vivem em moradias temporárias em Mariana. Os objetos foram uma forma de agradecer a participação dos moradores na pesquisa de melhoria das residências temporárias. Produzidas por artesãos impactados de Minas Gerais e do Espírito Santo, as peças são fruto de parceria entre o programa de Economia e Inovação da Fundação renova e a Associação de Cultura Gerais (ACG).

A iniciativa envolveu os grupos mineiros do coletivo Catarse, que produziram 360 guirlandas, e a artesã de Regência (ES) Olívia Feu, que produziu outras 40. A ideia é estimular novas perspectivas de desenvolvimento, ocupação e geração de renda para as comunidades. A técnica do programa de Economia e Inovação da Fundação Renova, Jucilene Martins, explica o direcionamento da proposta. “Estamos realizando ações que desenvolvem e fortalecem o artesanato e as produções agropecuárias, criando negócios criativos e ajustados às necessidades e expectativas do mercado”, diz.

Para Maria Geralda Martins, integrante do grupo Artesãos de Cláudio Manoel, a produção das guirlandas foi uma experiência maravilhosa e motivadora. “Nos reunimos com muita animação, dedicação, carinho e respeito. Gostamos da vivência. Já temos novos planos para o grupo, vamos trabalhar com uma colcha no próximo ano,” afirma.

Unindo esforços

A Fundação Renova e a ACG se uniram para contribuir com a economia local e para o desenvolvimento territorial das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão. “Com as guirlandas, pudemos desenvolver a produção coletiva para que eles entendam que todo mundo pode ganhar. Produzimos com foco na produção associada e na economia criativa, que é utilizar o material que temos em Mariana”, explica a diretora-presidente da ACG, Mirian Rocha.

O coletivo Catarse surgiu da parceria, como uma forma de preservar e promover manifestações culturais da região, resgatar os saberes e tradições e valorizar as pessoas que trabalham com o artesanato. A integrante da Associação Mãos que Brilham, Sandra Faria, conta que foi um desafio a produção de guirlandas, já que o grupo trabalha com produtos de limpeza. Raimunda dos Anjos, integrante do Movimento Renovador, concorda: “Pensamos em um produto sustentável, de baixo custo, com materiais que pudessem ser reutilizados“.

Conheça os grupos que compõem o Coletivo Catarse e o que cada um produz:

Meninas da Barra (Barra Longa/MG) – Richelieu, bainha aberta, ponto cruz, crochê, matiz e ponto livre

Associação Arte Mãos e Flores (Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto/MG) – Peças de decoração

Associação de Artesão de Cláudio Manoel (Cláudio Manoel, distrito de Mariana/MG) – Quitandas, crochê, bordados

Grupo de Mães do Bairro Colina (Mariana/MG) – Crochê, bordado e pintura

Movimento Renovador de Mariana (Mariana/MG) – Bordado e pintura

Feiramarte (Mariana/MG) – Quitandas, bordados e artesanatos

Sabores de Camargos (Camargos, distrito de Mariana/MG) – Bala de coco, doces, licores e cachaças

Associação de Monsenhor Horta (Monsenhor Horta, distrito de Mariana/MG) – Crochê, tricô, flores em feltros, biscuit, bonecos em feltros, carrinhos com latas de alumínio, luminárias em pvc, canecas, garrafas decoradas, doces, licores, cachaças artesanais e pinturas em tecidos

Cooperativa Rural de Gesteira (Gesteira, distrito de Barra Longa/MG) – Alimentos caseiros

Feira de Artes e Atelier de Mariana (Mariana/MG) – Bordados, quitandas, xilogravuras, crochê, quadros

Mãos que brilham (Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto/MG) – produtos de limpeza