A Fundação está percorrendo 13 cidades com o Grupo Teatral Reflexus para apresentar o CIT nas escolas e convidar os alunos para a votação do nome do espaço
Ser um espaço para que a comunidade se sinta parte dele: esse é um dos objetivos do novo Centro de Informação Técnica (CIT), que será inaugurado em Governador Valadares (MG) no segundo semestre de 2019. Assim como a Casa do Jardim, em Mariana (MG), o local vai abrigar exposições, equipamentos interativos e outros recursos para contar a história do rio Doce e o trabalho de reparação.
Desde o dia 9 de novembro, 14 escolas da região estão recebendo apresentações teatrais para explicar o CIT às crianças e adolescentes. Os alunos também são convidados a escolher o nome que será dado ao espaço por meio de uma votação com cédulas de papel.
O pequeno Alex Martins de Souza, de 11 anos, foi uma das crianças que assistiu ao espetáculo na Escola Municipal Marcos Geber Sírio, em Baguari, distrito de Governador Valadares.
“O teatro ajudou a gente a entender como podemos preservar a natureza e como podemos trazer o rio de volta, como ele era. Também achei muito interessante o centro que está sendo montado. Vai ser muito bom porque vamos conhecer mais sobre o rio Doce”, disse.
Todo o processo de concepção do CIT está sendo feito coletivamente. Ao longo de 2018, foram realizadas três oficinas com representantes de instituições, universidade e comunidade. Nesses encontros, foram sugeridos cinco nomes para a casa: Doce Renascer, Espaço Rio Doce, Doce Rio, Volta do Rio e Esquina do Rio. Agora, os estudantes de escolas públicas da calha e do médio rio Doce estão tendo a oportunidade de votar no seu preferido.
Cirlene Furini, do Núcleo Integrado de Engajamento da Fundação Renova, ressalta que o CIT será importante para fomentar a cultura local. “Todos os municípios próximos serão contemplados pelo centro, que vai funcionar como um espaço interativo. Nossa ideia é que as escolas visitem a casa com regularidade. Por isso, é muito importante esse processo de construção coletiva”, diz.