Encontro integra o plano de detalhamento de engenharia para os reassentamentos
As maneiras mais sustentáveis e eficientes para tratar o esgoto e captar recursos naturais, como a água e a energia, foram discutidas por especialistas em Mariana (MG), no dia 4 de maio. Um dos objetivos foi discutir as melhores opções que podem ser adotadas no reassentamento das comunidades impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana.
A ação colocou em contato profissionais do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações de Tratamento de Esgotos Sustentáveis (INCT) e representantes da comunidade de Bento Rodrigues, da assessoria técnica Cáritas, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e da prefeitura local.
“Com isso, promovemos o diálogo entre a comunidade impactada e a comunidade acadêmica, que nos ajudará com pesquisas e soluções no processo de reassentamento”, comenta Guilherme Tavares, engenheiro sanitarista.
INFORMAÇÃO E DIÁLOGO
Durante o encontro os participantes puderam conhecer diferentes modelos para estações de tratamento de esgotos, todos com conceitos de sustentabilidade quanto à implantação, operação, impacto de vizinhança, manutenção e atendimento à legislação.
A reunião integra o plano de detalhamento de engenharia para os reassentamentos. Ao longo do ano, a Fundação Renova vai promover outros encontros para discutir diferentes tipos de tecnologias sustentáveis, que poderão ser empregadas nos novos distritos, de acordo com o interesse das comunidades.