Escolhido o nome do novo Centro de Informação Técnica em Governador Valadares

Publicado em: 20/12/2018

Informação à população

Batizado de Doce Renascer, o novo espaço será inaugurado em 2019 e vai atender à comunidade de Governador Valadares e região

O novo Centro de Informação Técnica (CIT) de Governador Valadares (MG) já tem nome: Doce Renascer. Escolhido por crianças, jovens e adultos de 13 cidades da região, o nome faz referência ao rio Doce e foi o mais votado entre as cinco opções — recebeu 550 votos, de um total de 1.200.

Campanha de votação percorreu várias escolas da região de Valadares para que os alunos escolhessem o nome favorito para o CIT | Foto: Leonardo Morais

Além de um formulário online, o processo de escolha do nome incluiu uma campanha em 14 escolas municipais e estaduais da calha e do médio rio Doce. Entre os meses de novembro e dezembro, as escolas receberam apresentações teatrais para apresentar o CIT aos estudantes e convocar a votação.

Assim como a Casa do Jardim, o Centro de Informação Técnica de Mariana (MG), o Doce Renascer vai abrigar exposições, equipamentos interativos e outros recursos para contar a história do rio Doce e o trabalho de reparação da Fundação Renova. A ideia é que escolas, instituições e a comunidade frequentem o espaço regularmente.

Isaac Pimenta Alexim, de 12 anos, participou do processo que batizou o CIT. Para ele, o mais legal da atividade foi o teatro que assistiu na sua escola, no distrito de Baguari, em Governador Valadares. “Achei a história muito boa porque a gente aprendeu a ver o mundo melhor. Aprendi a conviver, a ajudar os outros, a não jogar lixo no lago… Muitas coisas”, contou.

O estudante Isaac Pimenta, de Baguari, adorou o teatro, que o ensinou sobre os cuidados com o meio ambiente | Foto: Leonardo Morais

Construção coletiva

Todo o processo de concepção do CIT está sendo feito coletivamente. Ao longo de 2018, foram realizadas três oficinas com representantes de instituições, universidade e comunidade.

Durante os encontros, foi decidido que o local teria salas dedicadas aos temas aprovados pela comunidade: intervenção humana e seus impactos no meio ambiente, pesca e sustentabilidade, e a bacia do rio Doce. Maquetes, jogos interativos, vídeos e outros meios possibilitarão aos visitantes uma troca de informações de forma mais didática e acessível.

Neuza Tito, gerente de território da Fundação Renova, destacou que a ideia é que a comunidade se sinta parte do Doce Renascer. “O nosso objetivo é que a população se reconheça naquele local. Por isso é importante que o centro atenda às expectativas da região. Procuramos cumprir esse desejo por meio das oficinas que aconteceram em 2018. A intenção é que no próximo ano aconteçam outros encontros”, disse.

Veja o que a comunidade achou do processo de votação

Gostei muito da ideia de levar apresentações teatrais às escolas. Achei muito bom, gostaria que ações como essa acontecessem mais vezes, pelo menos uma vez ao mês.

Valeriana Gomes de Souza, moradora de Naque que participou da votação

Nosso desejo é que, quando o centro for inaugurado, a gente consiga parcerias para levar os nossos alunos de Santana do Paraíso até Valadares. Vai ser muito positivo.

Maria Aparecida de Sousa, diretora da Escola Estadual José Rosa Damasceno

O processo de concepção do CIT deu voz a muitos. Isso é o certo. De acordo com o andamento das ações, a gente pode ir pensando em outras estratégias.

Rodolfo Zulske, pescador e presidente da Colônia de Pescadores Z-19.

Este conteúdo foi útil para você?