Profissionais de 748 escolas vão desenvolver estudos sobre os impactos sociais e econômicos causados pelo rompimento da barragem de Fundão
A Fundação Renova, em parceria com as Universidades Federais de Minas Gerais e de Ouro Preto (UFMG e UFOP), deu início no mês de maio ao projeto Escola do Rio Doce. Três mil professores das redes municipal e estadual de Minas Gerais realizam o curso Mineração, Rompimento de Barragem e Revitalização: Desafios para a Educação, para aperfeiçoamento.
A formação tem a previsão de alcançar, ao todo, 6 mil profissionais de 748 escolas, ao longo de quatro anos e meio. O objetivo da ação é formar e qualificar professores na construção de projetos pedagógicos comprometidos com a reconstrução e revitalização das áreas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão (MG).
Escola do Rio Doce
Com um investimento de R$40 milhões, o curso de aperfeiçoamento integra o projeto Escola do Rio Doce. A iniciativa vai ofertar também 72 vagas em um curso de especialização e dois projetos de extensão, sendo 36 vagas para o mestrado e 18 para o doutorado. Em uma segunda fase, cada escola receberá até R$3 mil para o desenvolvimento de atividades elaboradas pelos educadores durante o curso.
Curso de aperfeiçoamento
Os participantes da primeira etapa vão desenvolver estudos e pesquisas para conhecer os impactos do rompimento na vida econômica, política, social, cultural e ambiental dos alunos e das famílias. As aulas serão compostas por três módulos: “Mineração, Meio Ambiente e Educação”, “Temas específicos em Educação no contexto da revitalização da bacia do rio Doce” e “Organização do trabalho pedagógico: articulando a prática mineradora com as práticas de sala de aula”. Em seguida, será elaborado um Projeto Pedagógico Experimental com a proposta de incluir a revitalização na prática de sala de aula.
Projeto Pedagógico Experimental
A partir dos cursos ofertados, serão criados Projetos Pedagógicos Experimentais para auxiliar os educadores na compreensão e no direcionamento do desafio da reconstrução e revitalização dos modos de vida na região. Por meio dos cursos de aperfeiçoamento e especialização, a iniciativa será executada nas escolas e no município, junto às secretarias municipais de educação. Já no âmbito regional, junto às Superintendências Regionais de Ensino, as ações serão desenvolvidas a partir dos projetos de extensão.
Sandra Souza
Uma excelente iniciativa pois a Sociedade, têm e deve ser inserida no Contexto. Se Minas Gerais é um polo Minerador então achei muito interessante a Fundação Renova ter essa idéia iniciando com professores. Os educadores a Classe que tenho muito respeito eles passaram para os alunos todo aprendizado do Curso. Mas presumo que, será muito importante para que, a Sociedade entenda mais sobre a Mineração pois nem todos sabem ou são da área. 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Fundação Renova
Agradecemos sua interação e apoio, Sandra!
Arlete Gontijo
e o resultado ????
Fabricia
O que será necessário para fazer o curso?
Terá disponibilidade no município de Aracruz ?
Fundação Renova
Olá, Fabricia.O escopo das oficinas é definido pelos municípios ou entidades parceiras da Fundação Renova. No caso da sua cidade, não temos parceria estabelecida. A definição de oficinas fica sob a responsabilidade de cada município, de acordo com o planejamento da Secretaria de Assistência Social. Continue acompanhando as nossas redes sociais e site para acompanhar as atualizações das iniciativas da Fundação Renova. https://www.fundacaorenova.org/
Andreia Sousa Ribeiro Miranda
Na notícia diz que o curso iniciou em maio, mas até agora só preenchi formulário, não tive notícias e ninguém responde…. Não estou entendendo
ALINE TEMPONI SILVA DE MELO
Fiz a minha inscrição e não recebi nada ainda
Aline Temponi
Kátia Dutra
Excelente iniciativa. Estou participando do curso de aperfeiçoamento na cidade de Governador Valadares, gostaria de informações sobre as vagas para o mestrado ou doutorado.
Fundação Renova
Olá, Kátia. Orientamos que você entre em contato com o nosso Núcleo Institucional pelo e-mail: nucleoinstitucional@fundacaorenova.org. Lembre-se de esclarecer o objetivo, informar dados importantes sobre o projeto no qual você está envolvido ou caso esteja representando alguma instituição ou comunidade.
Erenilda
Boa noite me inscrevi na época, mas estou em dúvidas sobre o curso e a disponibilidade de fazer, tem como me esclarecer como funciona o curso por favor
Simone Aparecida Ferreira Carvalho
Estou participando do curso em Governador Valadares e tivemos a aula inaugurau no último dia 25/08. Eu gostaria de saber como acessar essa aula inaugural para poder rever, pois em alguns momentos houve problemas na conexão de alguns participantes o que prejudicou um pouco o entendimento.
Ronaldo
Estou matriculado em um curso e desjo o desligamento.
Como faço?
Sonia Borges
Fiz inscrição para o curso e hoje fiquei sabendo que já iniciou. O comitê gestor diz que irão cancelar porque não estou frequentando. Mas não recebi dados de acesso ao curso. Nem ligação, nem nada.
Como frequentar as aulas?
Sonia Borges
Fiz inscrição para o curso e hoje fiquei sabendo que já iniciou. O comitê gestor diz que irão cancelar porque não estou frequentando. Mas não recebi dados de acesso ao curso. Nem ligação, nem nada.
Como frequentar as aulas?
Terezinha de Oliveira Pacheco Bhering
Haverá uma turma em Fevereiro? Porque fui notificada a uns meses atrás que eu iria iniciar em Fevereiro
Rhaíssa Alves
Estou fazendo o curso, execelente! Tenho interesse nos cursos de mestrado e doutorado. O que devo fazer para me inscrever?
Tatiane de Melo Santos
Não estou conseguindo fazer a inscrição
Nem pelo link nem pelo QR coude
Poderia enviar um link correto. Belo Oriente MG