Encontro Intermunicipal de Patrimônio é realizado nas cidades de Santa Cruz do Escalvado, Rio Doce e Barra Longa, em Minas Gerais

Publicado em: 19/07/2023

Barra Longa , Rio Doce , Santa Cruz do Escalvado

Iniciativa de fomento à cultura é resultado da parceria entre Fundação Renova e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil

As cidades de Santa Cruz do Escalvado, Rio Doce e Barra Longa, em Minas Gerais, recebem, nos meses de julho e agosto, edições do Encontro Intermunicipal de Patrimônio. A iniciativa, resultado da parceria entre Fundação Renova e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil, busca valorizar a formação profissional, a sensibilização dos participantes e a promoção do patrimônio cultural dos municípios. Durante os eventos, as comunidades terão acesso a palestras, oficinas, rodas de conversa, saraus e exposições.

Todo o Encontro Intermunicipal de Patrimônio é desenhado com apoio da própria população, em especial, das lideranças comunitárias, grupos culturais e organizações da sociedade civil e órgão públicos. Dessa maneira, a iniciativa atende às necessidades locais e tem versões únicas por município.

Plano de Reparação das Referências Culturais

O Encontro Intermunicipal de Patrimônio integra o Plano de Reparação das Referências Culturais do Programa Memória Histórica, Cultural e Artística (PG 12), da Fundação Renova. Durante todas as edições do evento, é realizada uma mesa de abertura para apresentar às comunidades as ações realizadas nas comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão entre 2021 e 2023.

Confira, a seguir, data e local das próximas edições do Encontro Intermunicipal de Patrimônio:

• Santa Cruz do Escalvado: dia 18 de julho, no Clube Catulino Novaes
  • Rio Doce: de 19 a 21 de julho, no Centro Cultural Odilon Caldeira
  • Barra Longa: de 16 a 18 de agosto, na Praça Manoel Lino Mól e Praça de Gesteira.

Este conteúdo foi útil para você?