Iniciativa de fomento à cultura é resultado da parceria entre Fundação Renova e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil
As cidades de Santa Cruz do Escalvado, Rio Doce e Barra Longa, em Minas Gerais, recebem, nos meses de julho e agosto, edições do Encontro Intermunicipal de Patrimônio. A iniciativa, resultado da parceria entre Fundação Renova e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil, busca valorizar a formação profissional, a sensibilização dos participantes e a promoção do patrimônio cultural dos municípios. Durante os eventos, as comunidades terão acesso a palestras, oficinas, rodas de conversa, saraus e exposições.
Todo o Encontro Intermunicipal de Patrimônio é desenhado com apoio da própria população, em especial, das lideranças comunitárias, grupos culturais e organizações da sociedade civil e órgão públicos. Dessa maneira, a iniciativa atende às necessidades locais e tem versões únicas por município.
Plano de Reparação das Referências Culturais
O Encontro Intermunicipal de Patrimônio integra o Plano de Reparação das Referências Culturais do Programa Memória Histórica, Cultural e Artística (PG 12), da Fundação Renova. Durante todas as edições do evento, é realizada uma mesa de abertura para apresentar às comunidades as ações realizadas nas comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão entre 2021 e 2023.
Confira, a seguir, data e local das próximas edições do Encontro Intermunicipal de Patrimônio:
- Santa Cruz do Escalvado: dia 18 de julho, no Clube Catulino Novaes
- Rio Doce: de 19 a 21 de julho, no Centro Cultural Odilon Caldeira
- Barra Longa: de 16 a 18 de agosto, na Praça Manoel Lino Mól e Praça de Gesteira.