EMPREENDEDORES TÊM CATÁLOGO ON-LINE DE PRODUTOS ARTESANAIS PARA O DIA DOS NAMORADOS

Publicado em: 10/06/2020

Economia Local

Projeto criado para fomentar economia de municípios da bacia do rio Doce vai ficar disponível até o fim de junho

Os empreendedores da bacia do rio Doce contam com um catálogo de produtos artesanais on-line, desenvolvido especialmente para o Dia dos Namorados. O projeto, criado para fomentar a economia local por meio de mídias digitais, envolve 21 participantes, entre produtores, artesãos e pequenos comerciantes. Eles são de municípios da bacia do rio Doce impactados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), e são atendidos pelos programas da Fundação Renova.

São ofertados produtos diversos, como bolsas, peças em madeira, doces, cestas de café da manhã especiais, roupas, enxovais, aromatizadores, objetos decorativos e acessórios. O catálogo estará disponível até o fim do mês de junho. Clique na imagem para acessá-lo:

A iniciativa desenvolvida pelo Programa de Economia e Inovação da Fundação Renova integra a marca “Força Rio Doce”, lançada em 2019 para estimular a compra de produtos com moradores de municípios impactados.

Como parte da ação, foram criados para cada um dos participantes perfis nas redes sociais, contas de e-mail corporativo, WhatsApp comercial e peças para gráficas digitais para divulgação dos produtos. Os contatos são importantes, pois facilitam a negociação entre produtor e consumidor, sem a necessidade de intermediários. Também foram feitas capacitações com orientações sobre precificação dos produtos.

“A ideia é que os valores sejam negociados diretamente entre produtor e consumidor a depender da quantidade de produtos a ser adquirida e do prazo para entrega. Essa iniciativa permitirá fomentar o comércio local e gerar oportunidade de renda em meio à crise”, diz Andréa Furtado, analista de Economia e Inovação, que ressalta que a Fundação Renova não tem participação nas negociações e na logística de entrega, que ficam a cargo do produtor e comerciante.

Além desse projeto, outras iniciativas estão disponíveis na plataforma Como Ajudar na Pandemia, uma rede colaborativa criada para amenizar os impactos econômicos e sociais neste período.