Fundação Renova

Dionísio e Rio Casca ingressam no Sistema Indenizatório Simplificado em setembro

Publicado em: 26/08/2021

Sistema Indenizatório Simplificado , Território Calha do Rio Doce

Os municípios mineiros podem aderir ao fluxo de pagamento de indenização de 8 de setembro a 31 de janeiro de 2022

A partir do dia 8 de setembro, os municípios de Dionísio e Rio Casca, em Minas Gerais, passam a ter acesso ao Sistema Indenizatório Simplificado. O prazo de adesão para as duas localidades vai até 31 de janeiro de 2022. 

Implementado pela Fundação Renova, em agosto de 2020, por decisão da 12ª Vara de Justiça Federal, o sistema permite que categorias com dificuldade de comprovação de danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão (MG), como lavadeiras, artesãos, areeiros, carroceiros, pescadores de subsistência e informais, entre outras, sejam indenizadas.

Os valores das indenizações nessas localidades, definidos pela Justiça, com quitação única e definitiva, variam de R$ 17 mil a R$ 262 mil, de acordo com a categoria do dano. Clique aqui e veja os valores. 

Localidades com acesso

Atualmente, são 28 localidades com acesso ao sistema e para todas o prazo de adesão vence em 31 de outubro. Têm acesso ao fluxo indenizatório, em Minas Gerais, os municípios de Ponte Nova, Tumiritinga, Santa Cruz do Escalvado, Naque, Itueta, Galileia, São José do Goiabal, Pingo d’Água, Aimorés, Rio Doce, Bugre, Caratinga, Sem Peixe, Ipaba, Periquito, Resplendor – inclusive a comunidade Ribeirinha de Vila Crenaque e exceto o Povo Indígena -, e os distritos de Senhora da Penha (Fernandes Tourinho), Ipaba do Paraíso (Santana do Paraíso), Cachoeira Escura (Belo Oriente), Baguari (Governador Valadares) e Revés do Belém (Bom Jesus do Galho). Já no Espírito Santo estão São Mateus, Linhares, Aracruz, Conceição da Barra, Baixo Guandu, Colatina e Marilândia. 

Acesso

A adesão ao Sistema Indenizatório Simplificado é facultativa e deve ser feita por meio da plataforma Portal do Advogado, no site da Fundação Renova (www.fundacaorenova.org), apenas por advogado ou defensor público, segundo sentença judicial. Além disso, é necessária a confirmação de idade maior de 16 anos na data do rompimento e a inscrição ou solicitação de cadastro na Fundação Renova até o dia 30 de abril de 2020. 

Em caso de eventuais problemas na utilização da plataforma, os representantes dos atingidos podem tirar suas dúvidas por meio do telefone 0800 031 2303. A Fundação Renova está em contato permanente com os advogados dos requerentes por SMS, e-mail ou WhatsApp.

 

Este conteúdo foi útil para você?

6 comentários

    Boa noite,moro em Dionísio MG,onde fomos atingidos pela barragem,hoje dia 16 de agosto de 2022 saiu uma lista onde foi aceito alguns processo que foram aprovados ,engraçado que percebi que muitas pessoas colocaram pescador informal,sendo que nessa época muitas dessas pessoas estavam trabalhando normalmente,na suas funções,sem falar que elas nunca pegaram em uma vara para pescar,e estão recebendo. Pessoas que realmente foram prejudicados não recebe.Minha opinião que deveriam ser investigado.

    Responder

    Olá, Judite. Entendemos a sua preocupação e recomendamos que você entre em contato com a nossa Ouvidoria por meio do telefone: 0800 721 0717. Nesse canal, a Fundação Renova vai receber a sua queixa, registrar e investigar. Você também pode enviar uma mensagem por meio de nosso site: http://www.canalconfidencial.com.br/fundacaorenova/ ou pela ouvidoria@fundacaorenova.org.
    Não é necessário se identificar, esse contato pode ser feito de forma anônima.

    Responder

    Boa noite,venho por meio dessa página da Renova explicar um mal entendi que ouve no meu comentário acima,muitas pessoas entenderam meu comentário de outra forma,imaginando que estou prejudicando as pessoas que realmente tem o direito. Quando comentei que deveria ser investigado,me refiro pessoas que não moram aqui a muitos anos. Peço desculpas a todos.Somos Dionísianos e estamos nessa luta juntos.

    Responder

    Boa noite,pessoal eu não fiz esse comentário afim de prejudicar nenhum de Vcs,até porque eu também fiz,peço desculpas a cada um pelo mal entendido,eu fiz esse comentário pq tem muitas pessoas vindo de fora e se cadastrando,isso não é bom para nós Dionisianos. Alguém que tirou plits e colocaram em grupos devem de ser pessoas que quer colocar vcs contra mim. Peço desculpas para cada um de vcs. Jamais faria algo para prejudicar alguém.

    Responder

    Ola Boa noite estou esperando o meu também pois também tive família prejudicada será que demora muito isso
    Eu tenho a paciência de espera no tempo de Deus

    Responder

Deixe seu comentário