Cursos e oficinas gratuitas acontecem em Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado

Publicado em: 04/05/2023

Cultura e Lazer , Território Mariana

Aulas de zumba, canto e violão, além de oficinas de culinária e artesanato, estão entre as atividades programadas para acontecer em Barra Longa (sede e distrito de Gesteira), Rio Doce (sede) e Nova Soberbo (distrito de Santa Cruz do Escalvado). As oficinas e cursos gratuitos fazem parte do projeto Abrindo Espaços, que busca valorizar os saberes tradicionais, a cultura e o lazer das comunidades no território.

Idealizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil, nos anos 2000, o Abrindo Espaços realiza atividades culturais e socioeducativas em escolas públicas para melhorar a qualidade do ensino para os jovens e reduzir a exclusão, a vulnerabilidade e a violência. A partir da parceria com a Fundação Renova, por meio do Programa de memória histórica, cultural e artística, a iniciativa foi adaptada para resgatar as tradições e o patrimônio cultural e artístico das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão.

“Construir o diálogo com as comunidades tem nos permitido encontrar formas assertivas para contribuir com o processo de reparação das referências culturais. É preciso colocar a comunidade como protagonista. Por isso, as ações são pensadas e definidas junto com os moradores e os parceiros: Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), Coletivo Saberes do Território, Associação Música e Arte (AMA) e Grupo Semear”, explica a consultora em Educação Patrimonial da UNESCO, Marilene Auxiliadora Marinho.

Veja como se inscrever nas atividades:

Barra Longa (sede)

Aulas de zumba, violão, canto, além de oficinas de culinária e artesanato. As inscrições podem ser feitas na Escola Estadual Claudionor Lopes, às terças-feiras, das 18h às 20h, e aos sábados, das 8h às 11h. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), parceiro nessa ação, no endereço: Rua Raimundo Alves Xavier, nº 57 – Barra Longa ou pelo telefone (38) 99902-0553.

Barra Longa – Gesteira

Aulas de funcional, além de oficinas de musicalização comunitária, bordado, pintura e quitandas. As inscrições podem ser feitas no momento das aulas. Para mais informações sobre as atividades, entre em contato com o Coletivo Saberes do Território, parceiro nessa ação, pelo número (31) 9 9838-9480.

Rio Doce

Aulas de percussão e instrumental, oficinas de crochê, pintura de tecido, handebol, ritmos, zumba, produção musical, podcast e redes sociais. As inscrições para os cursos podem ser feitas na Rua Coronel Bessa, 200, Centro, ou na Escola Estadual Maria Amélia, das 8h às 17h. Para mais informações, entre em contato com o Grupo Semear, parceiro nessa ação, pelo número (31) 99952-2613.

Santa Cruz do Escalvado – Nova Soberbo

Aulas de zumba, canto, violão, além de oficinas de culinária e artesanato. As inscrições podem ser feitas na Escola Estadual José Gomes de Souza, das 8h às 17h. Para mais informações, entre em contato com a Associação Música e Arte (AMA), parceira nessa ação, pelo número (31) 99952-2613.

Este conteúdo foi útil para você?