COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO GERAM OPORTUNIDADES EM MEIO À CRISE

Publicado em: 26/05/2020

Economia Local

Em Minas e no Espírito Santo, entidades que atuam com aquicultura, artesanato, pesca e turismo participam de ações de fortalecimento das atividades

O cooperativismo e associativismo no país têm crescido a cada ano no Brasil, gerando oportunidades em diversos setores da economia, principalmente em momentos de crises. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a empregabilidade brasileira, no período de 2014 a 2018, cresceu 5%. Nesse mesmo período, os dados do Anuário do Cooperativismo Brasileiro de 2019 apontam um crescimento de cerca de 18% de postos de trabalho.

Como forma de fortalecer o cooperativismo e associativismo, a Fundação Renova desenvolveu o projeto de desenvolvimento de Empreendimentos de Base Solidária (EBS) nos municípios impactados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG).

Em Minas Gerais e no Espírito Santo, entidades que atuam nos municípios de Linhares (ES) Mariana (MG), Barra Longa (MG), Rio Doce (MG), Santa Cruz dos Escalvado (MG), Aimorés (MG), Itueta (MG), Resplendor (MG) e em Pedra Corrida (MG), distrito de Periquito, estão sendo beneficiadas com o projeto que visa promover, avaliar, implantar, desenvolver, acompanhar e fortalecer EBS, associações e cooperativas, nos diversos segmentos da economia.

Ao todo, 12 entidades são beneficiadas pelo projeto em Minas Gerais, são elas: Associação de Catadores Unidos de Resplendor, Associação de Mulheres Artesãs de Itueta, Grupo Rega (Resplendor), Arte da Terra (Aimorés), Associação Hortifrutigranjeiros de Bento Rodrigues (Mariana); Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mariana, Cooperativa de Produtores de Leite (Mariana), Associação de Pesca do Rio Doce (Rio Doce), Associação de Pesca (Periquito), Grupo Florestinha (Rio Doce), Cooperativa Mista de Trabalho, Produção e Agropecuária de Nova Soberbo (Santa Cruz do Escalvado) e Cooperativa Agropecuária de Barra Longa. Em Linhares (ES) as entidades que participam do projeto são a Associação de Artesanato de Povoação do Rio Doce (AAPRD), Associação dos Pescadores e Assemelhados de Povoação (APAP), Associação de Turismo de Povoação – Condutores Sumaré, os três na comunidade de Povoação, e a Associação dos Piscicultores do Guaxe (APIGUA), na comunidade do Guaxe.

O projeto da Fundação Renova, em parceria com a DVF e PLAN Consultorias, foi iniciado em março de 2019 e tem duração de dois anos. Serão realizadas 1.760 horas de consultoria, sendo 160 horas/mês. Neste momento de pandemia da Covid-19, o trabalho com essas entidades é realizado por meio de consultorias on-line.

“Os grupos recebem todo o acompanhamento da consultoria para desenvolverem ainda mais seus negócios nos territórios impactados. E uma alternativa encontrada para a continuidade das atividades nesse período de pandemia do coronavírus foi o atendimento remoto, por meio de consultorias on-line”, diz Kadio Serge Aristide, analista do programa de Economia e Inovação.

Ao final do trabalho, cada entidade apresentará um plano de negócios, que consiste em um retrato do mercado como base para estruturar os objetivos e identificar os caminhos que devem ser seguidos pelo empreendedor, a fim de diminuir riscos e incertezas da atividade.

“A elaboração do plano de negócio e a formalização como associações, no caso de não formalizados, são as ações que os grupos mais anseiam, para que possam aprender a enxergar novas oportunidades e aproveitá-las para realizarem parcerias e negócios”, afirma a consultora Nayana Martins, da DFV Consultoria.

Este conteúdo foi útil para você?