Conselho Consultivo da Fundação Renova promove primeira reunião

Publicado em: 22/02/2017

Durante o evento, quatro representantes do CBH-Doce tomaram posse

Foi realizada na quarta-feira, dia 8 de fevereiro, em Belo Horizonte (MG), a primeira reunião do Conselho Consultivo da Fundação Renova. O órgão tem o papel de opinar, validar e indicar soluções para as atividades de recuperação do Rio Doce, que já estão em andamento.

Além disso, no mesmo dia, quatro representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce) foram empossados no Conselho Consultivo. Durante as reuniões, Hernani Santana, João Lages, José Geraldo Rivelli e Senisi Rocha serão responsáveis por incluir as demandas das comunidades impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015.

Para Roberto Waack, diretor-presidente da Fundação, a participação do Comitê no Conselho possui como funções essenciais o esboço das ações que serão trabalhadas, a aplicação destas ações e o monitoramento de todo o trabalho.

Diversos temas foram abordados no encontro, como a forma de atuação e as responsabilidades do Conselho Consultivo, além da troca de experiências entre seus representantes, membros da sociedade civil, instituições de ensino e pesquisadores.

De acordo com o professor Hernani Santana, vice-presidente do CBH-Suaçuí, essa relação dos Comitês com a Fundação é fundamental para os trabalhos de recuperação das bacias.

Já Senisi Rocha, um dos representantes do CBH-Doce, considerou sua participação no Comitê como de grande importância, pois, além de contribuir com os processos, ele também poderá interagir e reportar aos comitês da Bacia do Rio Doce as ações desenvolvidas.

A expectativa dessa nova parceria é que o CBH-Doce possa auxiliar a Fundação Renova, por meio do Conselho, a trabalhar na recuperação do Rio Doce e dar assistência aos moradores das regiões impactadas.

Conselho Consultivo da Fundação Renova realiza primeira reunião e  recebe quatro representantes do CBH-Doce

Conselho Consultivo da Fundação Renova realiza primeira reunião e recebe quatro representantes do CBH-Doce. | Foto: Divulgação