O PIM – Programa de Indenização Mediada tem como objetivo ressarcir pessoas e micro e pequenas empresas que tenham sofrido danos materiais ou morais, bem como perdas referentes às suas atividades econômicas, em consequência direta do rompimento da barragem de Fundão, de forma rápida, simples e sem os trâmites e custos de uma ação judicial.
Porém, existem algumas diferenças na indenização para o público geral e para crianças, adolescentes e pessoas com deficiência.
QUEM É O PÚBLICO ESPECÍFICO DESSA MODALIDADE DE INDENIZAÇÃO?
São aquelas pessoas que não possuem capacidade civil para responder por seus próprios atos, seja por uma enfermidade, deficiência mental ou por ser menor de idade. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Artigo 2 da Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990, toda pessoa com 18 anos incompletos é considerada menor de idade.
QUAL A DIFERENÇA DA INDENIZAÇÃO PARA ESSE PÚBLICO?
A diferença é que, para eles, a Fundação Renova só pode fazer o pagamento após a autorização de um Juiz. Isso faz com que todos os Termos de Conciliação que contemplam indenização para crianças, adolescentes e pessoas com deficiência tenham que passar por este processo, chamado homologação. Trata-se de uma exigência legal, pois, perante a lei, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência não possuem capacidade civil para responder pelos próprios atos.
QUEM CONDUZ O PROCESSO JUNTO AO JUDICIÁRIO?
É a equipe do PIM quem conduz todo o processo junto ao Judiciário, portanto, não é necessário que os impactados contratem advogados.
QUANDO O PAGAMENTO É INICIADO?
Assim que o juiz verificar que o processo de indenização está OK, a Fundação poderá iniciar o pagamento. O prazo é de até 90 dias, sendo que a Renova tem se esforçado para pagar em uma média de 30 dias.
COMO SERÁ FEITO O PAGAMENTO?
O pagamento será depositado no mesmo cartão que foi entregue aos responsáveis pelas crianças, adolescentes e pessoas com deficiência no momento em que assinaram o Termo de Conciliação no escritório do PIM.
Ediane
Queria saber quando e que o juis vai liberar o pagamentos da indenizacao das criacas pois ja faz dois anos e nada ate hoje nem uma resposta
Fundação Renova
Olá, Ediane. Estamos trabalhando para que todos os atingidos sejam indenizados e tenham suas perdas reparadas. Mantemos nosso compromisso de conduzir as ações de reparação, incluindo indenizações, enquanto for necessário. Todas as informações e o esclarecimento de dúvidas são fornecidas por meio dos nossos Canais de Relacionamento: telefone 0800 031 2303, no Centro de Informações e Atendimento (CIA) da sua região e também no Fale Conosco, em nosso site: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.
Fernanda Natie
Meu nome é Fernanda.eu tinha 15 anos quando a tragédia aconteceu, hoje tenho 21 anos.Quero saber se também tenho o direito a receber a indenização por dano a água,pois á meu ver também tenho direitos. ajudei minha mãe a carregar baldes e garrafas de água e fiquei prejudicada como todo mundo!
Fundação Renova
Olá, Fernanda. Todas as informações e o esclarecimento de dúvidas sobre compensação financeira são fornecidas por meio dos nossos Canais de Relacionamento, uma vez que prezamos pela confidencialidade das informações dos atingidos, que são sigilosas e não podem ser informadas em redes sociais públicas.
Entre em contato pelo telefone 0800 031 2303, ou no Fale Conosco, em nosso site: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.
Andreia
Se eu gastar o dinheiro de indenização do meu filho de menor oq pode acontecer
Fundação Renova
Olá, Andreia. Todas as informações e o esclarecimento de dúvidas sobre compensação financeira são fornecidas por meio dos nossos Canais de Relacionamento, uma vez que prezamos pela confidencialidade das informações dos atingidos, que são sigilosas e não podem ser informadas em redes sociais públicas.
Você pode acompanhar o andamento do seu processo de cadastro em nosso sistema pelo Portal do Usuário.
Para obter acesso ou recuperar a senha, acesse o site e cadastre-se: https://portal.erpsa.com.br/erprenova/Padrao/modulo-portal-do-usuario/#Login.
Caso não consiga se cadastrar ou recuperar a sua senha, entre em contato com o 0800 031 2303 ou dirija-se a um Centro de Informação e Atendimento (CIA) da Fundação Renova. Você pode também esclarecer suas dúvidas e conferir o endereço do CIA mais próximo da sua região no Fale Conosco em nosso site. Acesse: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.