Acervo disponibiliza histórias e memórias das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão
Já ouviu falar sobre o Centro de Informação Técnica (CIT)? O CIT é um espaço coletivo, de construção participativa, que disponibiliza acesso ao conhecimento sobre o rompimento da barragem de Fundão e o processo de reparação socioambiental realizado. A iniciativa reúne pesquisas acadêmicas, estudos técnicos e memórias da população relacionadas ao tema.
Através de iniciativas como o CIT, as comunidades atingidas, bem como a sociedade geral, conseguem resgatar memórias e acessar conhecimento produzido em várias áreas, gerando um importante acervo de informações.
História a um clique
O CIT disponibiliza um acervo digital colaborativo independente, com histórias das comunidades da bacia do rio Doce, além de registros sobre o processo de reparação nas regiões atingidas. O conteúdo é dividido em coleções, como “Registros do território atingido”, “Documentos técnicos” e “Estudos acadêmicos”, com recursos que garantem a construção participativa.
Conhecimento e memória
O Trilha de Memórias é um dos projetos que gera acervo para o CIT. Por meio de oficinas participativas, os moradores são convidados a assumir o protagonismo na narrativa de histórias e memórias produzindo textos, artes e mídia. A ação chega em sua terceira rodada neste mês de agosto e passará por cinco quatro comunidades mineiras: Pedra Corrida (Periquito); Cachoeira Escura (Belo Oriente); Tumiritinga, Aimorés e Governador Valadares. Para conhecer um pouco do trabalho gerado pelas primeiras edições do Trilha de Memórias, acesse a plataforma interativa do CIT, clicando aqui.