Comunidade de Barra Longa recebe a nova Praça Manoel Lino Mol

Publicado em: 30/10/2016

Reconstrução

Ação faz parte do processo de reconstrução das áreas impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão

No último domingo (30/10), a Praça Manoel Lino Mol e a Alameda Beiro Rio, no centro de Barra Longa (MG), foram entregues à população e novamente integradas à rotina dos moradores. O fim das obras de recuperação transformou o local em um ambiente multiuso, com equipamentos que permitem sua utilização como lugar de convivência, encontro, lazer, atividades físicas e esportivas, propiciando a integração da população local e a apropriação do espaço público.

EVENTO DE ENTREGA

Mais de 2 mil pessoas compareceram à cerimônia de entrega da Praça Manoel Lino Mol e da Alameda Beira Rio. A solenidade foi iniciada com bênção e cerimônia religiosa. O momento de descerramento da placa contou com a participação do presidente da Samarco, Roberto Carvalho, e do diretor-presidente da Fundação Renova, Roberto Waack, além do diretor de projetos e retomada, Maury de Souza Júnior, do gerente de infraestrutura e coordenador das obras de reconstrução, Cláudio Siqueira, e do vice-prefeito, João Bosco. As crianças da comunidade também participaram do ato, representando as futuras gerações.

“Quero agradecer e reconhecer o trabalho feito pela Samarco até aqui e dizer que a empresa não mediu esforços – humanos e financeiros – para a realização das ações emergenciais, de reparação e reconstrução das áreas impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão. A Fundação Renova entra em campo como a instituição responsável pela continuidade dos trabalhos e desejo que as pessoas tenham confiança de que as ações terão continuidade e serão cumpridas”, disse o presidente da Fundação Renova, Roberto Waack.

Dois vídeos, uma maquete do projeto e imagens da reconstrução também foram exibidos. Representantes de grupos sociais da cidade foram convidados a plantar mudas de Ipê e árvores frutíferas na praça e na Alameda Beira Rio. Em cortejo, os moradores se deslocaram da Alameda até a praça, acompanhados pelas corporações Musicais União Nossa Senhora do Carmo e São José.

O evento teve ainda exposição de produtos artesanais locais, degustação de quitandas, doces e queijos, apresentações artísticas de talentos da comunidade, roda de capoeira, marujada, contação de histórias e oficinas com produtos recicláveis. As atividades também foram realizadas na praça e no deck, que, junto com a academia e o parquinho, compõem os novos espaços.

Durante a programação, quem levou seu pet para passear na praça, recebeu sacos coletores para fezes, em uma ação de educação patrimonial e cuidados com o espaço. No fim do dia, os moradores assistiram a uma apresentação do cantor, compositor e violeiro mineiro, Chico Lobo.

PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO

A recuperação da praça e da alameda, impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, é relevante não apenas para a retomada da estrutura física dos ambientes, mas também pelo seu significado histórico. Para que o espaço refletisse a vontade dos moradores e do poder público local, foi desenvolvido o plano de consulta popular “A praça que queremos”, que convidou a população, inclusive comerciantes e representantes do Poder Público, para participar da elaboração do projeto do novo espaço.

A comunidade manifestou o desejo de que o projeto arquitetônico preservasse a identidade da praça e que contasse com equipamentos para promover a interação de pessoas de diferentes faixas etárias, além de possuir espaço para a prática de exercícios físicos e um ambiente que guardasse elementos da natureza.

O resultado foi um projeto que proporciona o contato humano, com adaptações de acessibilidade. A nova praça recebeu mais de 100 árvores, mudas de plantas ornamentais e conta com iluminação de LED, bancos e um deck feito com ecoblock, uma espécie de “madeira plástica” produzida a partir de resíduos plásticos e fibras industriais transformados. A Alameda Beira Rio foi inteiramente pavimentada com blocos compostos parcialmente por rejeito e recebeu equipamentos como academia ao ar livre, parque infantil e pista de caminhada.

Entrega da Praça Manoel Lino Mol em Barra Longa (MG)

Entrega da Praça Manoel Lino Mol em Barra Longa (MG). | Foto: Leo Drumond / NITRO