Comunicado sobre o cancelamento da assembleia para validação do projeto urbanístico de Bento Rodrigues

Publicado em: 26/01/2018

A Fundação Renova lamenta informar que a Assembleia de Validação do Projeto Urbanístico de Bento Rodrigues, que seria realizada neste sábado, dia 27/1, em Mariana (MG), foi cancelada.

Tendo em vista a série de etapas a serem cumpridas, que foram acordadas com as partes envolvidas, a Fundação considerava fundamental a realização dessa assembleia. Entretanto, respeitando a decisão da Comissão de Atingidos de Bento Rodrigues, instruída pela Promotoria de Mariana, de não realizar a votação na data prevista, bem como em atenção à integridade física de todos os envolvidos, a Renova acatou o cancelamento da assembleia.

A Renova informa que em reunião realizada nesta sexta-feira, 26/1, na Procuradoria Geral de Justiça do Ministerio Público de Minas Gerais, ficou agendada reunião para o dia 1/2, com a participação da Comissão de Atingidos, da Promotoria de Mariana, da Procuradoria Geral Adjunta de Justiça, Promotoria de Mobilização Social, Coordenadoria da Força-Tarefa do Caso Mariana e da Fundação Renova, para tratar da continuidade do processo de reassentamento.

A assembleia para validação do projeto urbanístico havia sido acordada no Grupo de Trabalho com a Comissão dos Atingidos, na data de 3/1/18, com a presença de assessoria técnica dos atingidos (Caritas), Promotoria de Mariana e Fundação Renova.

A aprovação do projeto é condição fundamental para que se dê continuidade ao processo de reassentamento. O conceito do projeto urbanístico foi debatido durante 23 oficinas realizadas nos meses de novembro e dezembro de 2017, com a participação de 164 famílias.

O projeto elaborado para o novo distrito tem como fundamento preservar, tanto quanto possível, as características culturais e sociais da comunidade de Bento Rodrigues. Assim, foi mantida a relação de vizinhança, a distribuição de equipamentos públicos, as características originais e os aspectos patrimoniais, urbanísticos e culturais.