Fundação Renova

Com 100 anos de história, Estação Ferroviária de Monsenhor Horta passa por restauração

Publicado em: 29/06/2022

Reassentamentos , Território Mariana

Obras estão sendo realizadas em atendimento a uma das condicionantes para a construção do reassentamento de Paracatu de Baixo

Importante exemplar da arquitetura ferroviária mineira, a Estação Ferroviária de Monsenhor Horta, distrito de Mariana, em Minas Gerais, está sendo restaurada. A obra contempla recuperação da cobertura com telhas cerâmicas, dos pisos e dos forros de madeira, portas e janelas. Também serão executadas melhorias de acessibilidade, incluindo a construção de uma rampa de acesso. A finalização da obra está prevista para janeiro de 2023. Após a conclusão, a estação será entregue para se tornar um espaço de uso da comunidade.

Segundo Danielle Lima, especialista de licenciamento da Fundação Renova, o objetivo da restauração é garantir a integridade e preservação da edificação de grande importância histórica e cultural para o distrito. “Queremos recuperar esse espaço e possibilitar a reutilização da estação pela comunidade e suas demandas atuais”.

As intervenções são executadas pela Fundação Renova, em atendimento a uma condicionante ambiental determinada pelo Conselho de Patrimônio de Mariana (Compat) para compensar os impactos causados pela construção do reassentamento de Paracatu de Baixo.

A Estação foi construída no início do século 20 e inaugurada no ano de 1923, como parte do ramal de Ponte Nova (MG). A estrutura foi fundamental para o desenvolvimento econômico do distrito de Monsenhor Horta e de Mariana, permitindo o acesso dos moradores da região à capital do estado. O espaço foi tombado pelo município e estava desativado desde a década de 1980.

 

Este conteúdo foi útil para você?

7 comentários

    Q pena vcs não terem o mesmo empenho em ressarcirem o prejuízo causado às nossas moradias. Fica a dica: as casas de Monsenhor Horta foram consideradas pela justiça federal como passíveis de indenização. Cumpram com o dever e com a justiça.

    Responder

    Olá, Juliana. Trabalhamos para reparar todos aqueles que têm direito à compensação financeira. Cada caso é analisado individualmente, por meio dos programas criados para cuidar dos processos de ressarcimento.
    Para preservar os seus dados pessoais e a confidencialidade das informações que são sigilosas e não podem ser compartilhadas por aqui, recomendamos que você entre em contato com um dos nossos canais de relacionamento.
    Assim, com a ajuda de um profissional treinado, você poderá receber as informações sobre o andamento da sua demanda.
    Fale pelo telefone 0800 031 2303 ou em nosso site, acessando o Fale Conosco: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.

    Responder

    Não sou moradora da cidade mas, sempre ia a trabalho.
    E sempre tive o sonho de ver esse patrimônio cultural restaurado.
    Parabéns a fundação #RenovaMinas!!!

    Responder

    Poderia fazer uma rota turistica de bh ate ponte nova alem de trazer a historia de volta trazeria muitos empregos e renda p equenas cidades triste ver uma linha ferrea abandonada cada lugar bonito esquecido triste historia para nosso país .

    Responder

Deixe seu comentário