Circovolante promove sexta edição do “Noites Circenses” no dia 8/12, em Mariana (MG)

Publicado em: 04/12/2018

Cultura e Lazer

Evento marca as comemorações do Dia do Palhaço e será a última edição do projeto em 2018

Em homenagem ao Dia do Palhaço, comemorado no dia 10 de dezembro, o Circovolante anuncia a última edição do ano do “Noites Circenses”, em Mariana (MG), no dia 8/12. O evento é gratuito e acontece na praça Gomes Freire (Jardim), das 18h às 21h.

O último “Noites Circenses” do ano vai celebrar o Dia do Palhaço, comemorado no dia 10 de dezembro. | Foto: Circovolante

Na programação, vários artistas locais para encantar o público. Depois do Coral infantojuvenil Monsenhor Rafael Coelho, sobem ao palco os palhaços Xinxin e Juaneto, do Circovolante — com participação especial de Liz Monteiro e seus bambolês —, o palhaço Vinagre, a Cia. Circunstância e o Quinteto Volante. Paralelamente à programação, serão montadas barraquinhas para venda de artesanato e quitutes dos moradores de Cláudio Manoel. Também haverá barracas com artesanatos regionais.

Chegando à sexta edição do ano, o projeto comemora a marca de 10 mil pessoas assistindo aos espetáculos, com apresentações de mais de 40 artistas, grupos e companhias ao longo de 2018. “Com o ‘Noites Circenses’, procuramos investir na cultura local, tendo os elementos lúdicos do circo como principal destaque, e ressignificar áreas dos espaços públicos distantes do centro histórico, como o bairro Cabanas e a praça dos Ferroviários, incentivando a ocupação e o trânsito da população”, diz o artista circense e palhaço Xisto Siman, um dos idealizadores do Noites Circenses.

Para os espetáculos, o Circovolante tradicionalmente convida artistas da região, como os palhaços Vinagre, Furreca e Jojoba, o mágico Silas, os cantores Clerisson Araujo e Erika Curtiss e os grupos 6 no Samba, Djalô e Entre no Ritmo. Quem também já marcou presença nos eventos foi o Circo Irmãos Simões e o grupo folclórico Arraial do Milho Verde, ambos de Belo Horizonte.

Ao longo de suas edições, o Noites Circenses deu espaço para feiras solidárias, com a participação de entidades como a ONG Instituto de Defesa dos Direitos dos Animais e a Comunidade da Figueira, e destacou também o artesanato e a gastronomia de distritos de Mariana — como a galinhada e o cuscuz de Passagem de Mariana e Padre Viegas.

Com apoio da Prefeitura de Mariana, o projeto acontece em parceria com a Fundação Renova. Shymena Guedes, da área de Educação e Cultura da Fundação, ressalta que apoiar projetos como este é parte do papel da Fundação de fortalecer a cultura, o turismo e a economia de Mariana. “A Fundação Renova acredita que o fomento ao turismo é importante para contribuir para a recuperação da economia da cidade histórica de Mariana. Por isso, ao longo deste ano, o projeto Noites Circenses teve seis edições com diversos espetáculos abertos ao público e oficinas gratuitas”, diz.

6ª edição do Noites Circenses

Atrações: Circovolante; Coral infantojuvenil Monsenhor Rafael Coelho; Liz Monteiro; Cia. Circunstância, palhaço Vinagre; Quinteto Volante

Data: 8 de dezembro

Local: Praça Gomes Freire (Jardim), Centro, Mariana (MG)

Todos os eventos são gratuitos.

Este conteúdo foi útil para você?