Casa do Empreendedor, em Mariana, será ponto de apoio para novos negócios no município

Publicado em: 05/04/2023

Território Mariana , Inovação

Implementação do espaço faz parte dos compromissos firmados entre a Fundação Renova e Prefeitura

Para fortalecer negócios locais, promover a cultura empreendedora e ampliar a formalização de atividades produtivas e comerciais, o município de Mariana (MG) conta agora com a Casa do Empreendedor. Localizado na rua Luiz Antônio Bastos, 25 – Centro (ao lado da Estação Ferroviária), o novo espaço abriu suas portas em fevereiro deste ano.

A Casa do Empreendedor é um ambiente de apoio aos empreendedores do município, oferecendo um atendimento ágil, voltado para a desburocratização de processos e capacitações. Uma das principais atividades do local é o Hub de Inovação, espaço de aceleração de negócios para o fomento de projetos inovadores e sustentáveis no município.

A infraestrutura também conta com uma sala multiuso, almoxarifado, copa e banheiros.

A Fundação Renova foi responsável pela reforma de um imóvel público, de propriedade da Prefeitura de Mariana, e pela aquisição de móveis e equipamentos do novo espaço. O local também abrigará a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, a Sala Mineira da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e a Sala Mineira do Empreendedor, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-MG).

Durante a inauguração do espaço, foi realizada uma roda de conversa com o tema “Por que empreender e inovar?”, com Paulo Lacerda, profissional com mais de 30 anos de experiência nas áreas de estratégia, gestão e relações institucionais.

“A Casa do Empreendedor é um instrumento que irá ajudar a organizar o ambiente de negócios de Mariana. Ali, serão desenvolvidas oportunidades para empresas nascentes. Para nós, da Fundação Renova, é uma satisfação enorme cumprir uma responsabilidade com o município”, afirma a Coordenadora de Economia e Inovação da Fundação Renova, Ana Lage. Com a finalização das obras, a Prefeitura de Mariana passa a ser a responsável pela gestão do espaço.

Carta de Mariana

A concretização da Casa do Empreendedor foi um dos compromissos firmados entre a Fundação Renova e a Prefeitura Municipal de Mariana, em 2019, no Termo de Compromisso conhecido como “Carta de Mariana”. O documento apresentou um conjunto de iniciativas compensatórias que transcendem o escopo reparatório, com o objetivo de promover a diversificação econômica, melhorias de infraestrutura e o desenvolvimento sustentável do município.

Atualmente, a Fundação Renova caminha para a finalização dos compromissos firmados. Além da casa do Empreendedor, estão concluídas as seguintes ações:

– Reforma e ampliação do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ);

– Requalificação da Praça Gomes Freire. Obra concluída em dezembro de 2020 e recebida oficialmente pelo município em julho de 2021;

– Aquisição da infraestrutura necessária e assessoria técnica para elaborar o georreferenciamento e o Plano Diretor de Mariana: ações já concluídas e que visam o crescimento ordenado sustentável para a cidade;

– Aportes para incentivo ao turismo, uma das principais cadeias produtivas locais, com enorme potencial de geração de renda, a partir de apoio a eventos esportivos como o Iron Biker;

– Viabilização de terreno destinado à habitação de interesse social. Aquisição, doação e transferência da propriedade ao município ocorreram em agosto de 2020;

– Implantação do Distrito Empresarial de Mariana. O termo de transferência de recursos para a implantação do distrito foi assinado em outubro de 2022, resultado da parceria entre a Fundação Renova, BDMG e a Prefeitura de Mariana;

– Readequação do Aterro Sanitário de Mariana e a criação de um fundo de R$15 milhões para que a prefeitura possa gerenciar as operações durante cinco anos.

Confira mais informações sobre o município em Dados da Reparação

Este conteúdo foi útil para você?

3 comentários

INICIATIVAS OPORTUNAS E INTELIGENTES, CERTAMENTE, SERÃO FREQUENTES NA CASA DO EMPREENDEDOR, HAJA VISTA QUE A DEMANDA JÁ É, POTENCIALMENTE, ENORME
    ARLEY G. CAMILLO.

Responder

INICIATIVAS OPORTUNAS E INTELIGENTES, CERTAMENTE, SERÃO FREQUENTES NA CASA DO EMPREENDEDOR, HAJA VISTA A DEMANDA QUE JÁ É, POTENCIALMENTE, ENORME
    ARLEY G. CAMILLO.

Responder

A SENSBILIZAÇÃO DOS ESFORÇADOS EMPRESÁRIOS MARIANENSES QUANTO A ” GESTÃO E LIDERANÇA EFICAZES EM RH”, PODE AINDA MELHORAR COM A “DISPONÍVEL VIVÊNCIA RENOVA”.
    ARLEY DA GRAÇA CAMILLO