Fundação Renova

Cachoeira Escura conta com nova Estação de Tratamento de Água

Publicado em: 04/04/2017

Abastecimento de Água

Estrutura faz parte do conjunto de medidas de aprimoramento do sistema de abastecimento público do distrito

A Fundação Renova entregou oficialmente à Prefeitura de Belo Oriente, na última sexta-feira (31/03), uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) no distrito de Perpétuo Socorro, também conhecido como Cachoeira Escura, além de uma série de melhorias, dentre elas, um novo sistema de captação de água.

A nova estação tem capacidade de tratamento de 40 litros/por segundo e vai garantir a regularidade e a segurança do sistema de abastecimento. A estrutura beneficiará toda a população de Perpétuo Socorro e faz parte de um conjunto de melhorias realizadas na região. A estação funcionará por meio de um sistema avançado de tratamento, atendendo a todos os parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que determina os padrões de qualidade da água para consumo humano no Brasil.

Nova ETA de Cachoeira Escura tem capacidade de tratamento de 40 litros por segundo.

Nova ETA de Cachoeira Escura tem capacidade de tratamento de 40 litros por segundo. | Foto: Leonardo Morais

“O funcionamento é similar ao da estação antiga, porém com melhor padrão de tecnologia. Novas bombas flutuantes foram instaladas no rio Doce para captação de água bruta. Essa água é bombeada para a Estação de Tratamento, onde a primeira etapa é a desarenação (retirada de areia). Depois desse processo, a água é transportada até a adição de produtos coagulantes e floculantes, até que atinja a máxima pureza”, explica o engenheiro da Fundação Renova, James Ferretti Stein.

Segundo o gerente de execução de obras da Fundação Renova, Alysson Werneck Pereira, a iniciativa de construir uma nova estação de tratamento para o distrito de Perpétuo Socorro está alinhada aos compromissos que a Renova tem com a região. “Acredito que a população passará a ter maior regularidade em relação à distribuição da água e ainda, mais segurança no que diz respeito à qualidade da água distribuída. Nossa equipe de técnicos continua presente, apoiando na criação de procedimentos operacionais e garantindo maior eficiência do sistema”.

Deixe seu comentário