ATER SUSTENTABILIDADE MINEIRA: INSTITUIÇÕES SELECIONADAS NOS LOTES 7, 8 E 10 E ABERTURA DE NOVOS LOTES

Publicado em: 15/01/2020

Edital , Economia Local

As inscrições para os lotes 5, 6, 9 e 11 devem ser realizadas até fevereiro.

Estão abertas as inscrições para novos lotes do Edital Ater Sustentabilidade Mineira – Retomada das Atividades Agropecuárias. Promovido pelo Programa de Retomada das Atividades Agropecuárias da Fundação Renova, a iniciativa tem como finalidade contribuir com o desenvolvimento rural sustentável das propriedades impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em Mariana (MG).

A chamada pública é destinada a instituições públicas, privadas, organizações sem fins lucrativos e cooperativas de trabalho, que irão realizar ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) junto a produtores rurais. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de fevereiro, neste link

As ações de Ater oferecem suporte ao processo de retomada das atividades agropecuárias e à readequação ambiental nas propriedades, além de auxiliar na aplicação de práticas sustentáveis de produção e formas de conservação de solo e água. A iniciativa também busca promover a igualdade de gênero e a permanência da juventude no campo, com apoio à inserção ou ampliação de mercados para a comercialização de produtos.

Os  novos lotes, 5, 6, 9 e 11, correspondem aos municípios de Bom Jesus do Galho, Caratinga, Córrego Novo, Dionísio, Pingo d’Água, Rio Casca, São Domingos do Prata, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Sem Peixe, Bugre, Fernandes Tourinho, Iapú, Ipaba, Ipatinga, Santana do Paraíso, Sobrália, Timóteo, Tumiritinga, Aimorés, Itueta e Resplendor. No total, 479 famílias dos 22 municípios impactados serão contempladas com 64 horas/ano de visitas técnicas. O contrato será de, no mínimo, 34 meses.

Para estar apta a participar, é necessário que a entidade esteja cadastrada, ou em processo de cadastro, no Sistema de Gestão da Anater (SGA) e/ou no Sistema Informatizado de Ater (Siater). Instituições localizadas na bacia do rio Doce e que possuam experiência comprovada de atuação local terão prioridade.

Selecionados nos lotes 7, 8 e 10

Os lotes 7, 8 e 10, correspondentes aos municípios de Belo Oriente, Alpercata, Naque, Periquito, Governador Valadares, Galiléia e Conselheiro Pena, já tiveram suas entidades de Ater escolhidas.

Conheça as instituições selecionadas:

Lote 7 – Belo Oriente, Alpercata, Naque, Periquito

1º PLAN SOLUÇÕES