Alunos selecionados para o Programa Aprendiz da Fundação Renova iniciaram o curso de Processos Administrativos

Publicado em: 21/12/2021

Mariana , Território Mariana

Esta é a segunda edição do Programa que, além da formação e capacitação, oferece bolsa de meio salário mínimo e vale-transporte.

No início de dezembro, os vinte jovens de Mariana (MG) selecionados para o Programa Aprendiz da Fundação Renova iniciaram o curso de Processos Administrativos. Essa é a primeira etapa do projeto que oferece uma formação técnico-profissional gratuita de 12 meses, com aulas presenciais em parceria com o Senai do município.

Este primeiro módulo, que será concluído em junho de 2022, é voltado à escrita técnica da área de administração, relações humanas, planejamento e informática. A partir do segundo semestre de 2022, os jovens vão aprender como aplicar a gestão da qualidade, logística de operações e financeira na administração de empresas. No total, são 800 horas de aula, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30.

A proposta pedagógica é a formação de mão de obra qualificada para as organizações da região: “Capacitando esses jovens nas áreas cognitiva, técnica e socioemocional, esperamos devolver ao mercado de trabalho marianense uma mão de obra qualificada, com profissionais que se destaquem pela competência e habilidades na área administrativa”, afirma a Analista Pedagógica do Senai, Carine Camacho.

Para o estudante Lohann Petsold, um dos selecionados, essa também é uma oportunidade de se preparar para a graduação. “Já concluí o Ensino Médio e procurei o programa com o objetivo de me capacitar para entrar no mercado de trabalho, mas é também um preparatório para a faculdade. Vou tentar Direito ou Administração, e o curso vai me ajudar nisso”, afirma o jovem de 19 anos.

O programa

Após a conclusão do curso de Processos Administrativos, quatro participantes vão seguir para a etapa de formação sequencial com a Fundação Renova por mais 12 meses. Esta é a segunda edição do Programa, que formou 20 jovens desde o ano de 2019. Eles recebem bolsa de meio salário mínimo e vale-transporte para deslocamento até o local de aulas.

Para esta edição, foram selecionados jovens da sede do município e distritos com idade entre 17 e 22 anos, matriculados e frequentando a escola a partir do 9º ano do Ensino Fundamental ou que já concluíram o Ensino Médio.

Este conteúdo foi útil para você?