Evento foi realizado pela Fundação Renova em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município
Alunos da Escola Estadual Jaime Mafra e da Escola Municipal Izalpino Vicente Bonfim, em Bugre (MG), participaram de um evento no dia 4 de julho e plantaram 120 mudas de espécies nativas na localidade. Além disso, assistiram a uma palestra educativa envolvendo todo o corpo docente e administrativo das duas escolas.
Para Leandro Abrahão, especialista da Fundação Renova, ações de educação ambiental são fundamentais nas escolas, pois despertam o interesse e a responsabilidade de crianças e adolescentes por um mundo mais sustentável.
“É no seio escolar que aprendemos a ciência. Muitas vezes, descobrimos nossa vocação e, principalmente, aprendemos a viver em coletividade. Ações como esta contribuem para o desenvolvimento do saber e despertar de novas vocações. Demonstra a importância da preservação do meio ambiente na prática e cria a possibilidade de contribuir para a formação de pessoas responsáveis pela sustentabilidade”, afirma.
A estudante Adriele de Melo Barbosa, que participou do evento, concorda. Para ela, atividades como essa ajudam a sair da rotina pesada da sala de aula. “Achei a ação muito interessante porque assim podemos aprender de um jeito mais leve. Além disso, aqui a gente mora na roça, mas, mesmo assim, vemos muita destruição de árvores. Com certeza vamos cuidar dessas que plantamos com muito carinho”, disse.
Transformar teoria em prática
Para o professor de ciências, Jeilson Oliveira dos Santos, é importante despertar nos estudantes a consciência da preservação ambiental. “Iniciativas assim são muito válidas, pois mostram, na prática, a teoria da sala de aula. Fazer um plantio de mudas é despertar nos estudantes o cuidado com as árvores e com o meio ambiente”.
A iniciativa foi fruto de uma parceria entre a equipe de Diálogo da Fundação Renova e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bugre.
Henrique
Ótimo projeto! Parabéns!