A remoção de afloramentos rochosos será feita em seis pontos do fundo do Rio Carmo
As ações de prevenção para o período chuvoso já começaram em Barra Longa, Minas Gerais. Após uma análise feita pela Golder Associates Brasil Consultoria e Projetos Ltda, em março de 2016, a remoção de afloramentos rochosos será feita em seis pontos do fundo do Rio Carmo. O trabalho tem a intenção de melhorar o nível contra inundações nas propriedades da cidade.
Giorgio Peixoto, representante da frente de Operações Agroflorestais, explica a ação, que consiste na perfuração e aplicação de argamassa expansiva nas rochas, possibilitando que elas sejam quebradas. Após a quebra, os fragmentos são recolhidos e depositados nas margens do rio.
“Essa remoção tem o objetivo de minimizar as enchentes, já que abrirá espaço para que a água seja direcionada para o leito do canal, evitando um acúmulo de sedimentos e o desvio da água para margens”. Giorgio também esclarece que o material proveniente desses afloramentos que será aplicado nas margens, vai funcionar como proteção, evitando erosões. O trabalho tem previsão de conclusão em março de 2018.