Fundação Renova

Abertura do canal na barragem do rio Pequeno, em Linhares (ES), é temporariamente adiada

Publicado em: 03/04/2018

Ações Emergenciais

O canal irá escoar para o Rio Doce a água da chuva acumulada na lagoa de Juparanã

A abertura do canal entre o rio Pequeno e o Rio Doce, prevista para acontecer no dia 4 de abril, foi temporariamente adiada. Com isso, o tráfego na ponte que liga Linhares a Colatina e a Rio Bananal, no Espírito Santo, permanece liberado. A obra tem como objetivo escoar a água da chuva acumulada na lagoa Juparanã.

O projeto de engenharia para a abertura do canal cumpriu todas as etapas necessárias para a sua realização, tanto técnicas quanto de atendimento social da comunidade. O processo conta com o acompanhamento dos órgãos competentes e cumpre os requisitos de segurança, meio ambiente e direitos humanos.

A Fundação Renova está em diálogo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para que a intervenção seja feita o mais breve possível, seguindo todos os critérios técnicos e de segurança, em conjunto com todas as partes envolvidas.

O canal será aberto na lateral do barramento e irá escoar a água da chuva acumulada | Foto: Nitro Imagens

O canal será aberto na lateral do barramento e irá escoar a água da chuva acumulada | Foto: Nitro Imagens

Entenda

A chuva forte que atingiu a base do Rio São José e o barramento construído em 2015, em cumprimento a uma ação judicial para evitar que o rejeito da Barragem de Fundão entrasse em contato com as águas da Lagoa Juparanã e do Rio Pequeno, acabou aumentando consideravelmente o volume da lagoa, causando inundações.

O canal será aberto na lateral do barramento e irá escoar a água da chuva acumulada. Ele permitirá a regularização do nível do Rio Pequeno e da Lagoa Juparanã em um período de 30 a 45 dias.

Deixe seu comentário