11º Encontro Internacional de Palhaços terá 4 dias de espetáculos gratuitos em Mariana (MG)

Publicado em: 13/09/2019

Cultura e Lazer

De 26 a 29 de setembro, mais de 40 trupes, lançamentos de livros e filmes circenses tomarão conta da cidade histórica

A cidade de Mariana (MG) se prepara para receber o 11º Encontro Internacional de Palhaços, realizado pelo Circovolante, que acontece de 26 a 29 de setembro. Além das praças e do centro histórico, que recebem trupes de todo o Brasil e exterior com espetáculos gratuitos, a programação se estende para bairros e distritos periféricos.

“Fazemos a descentralização há algum tempo e cada vez mais percebemos a importância de levar a arte do circo para locais onde o acesso é menor. Nesta edição, teremos 34 espetáculos em escolas e praças no entorno da cidade, estamos muito animados”, conta o palhaço Xisto Siman, um dos organizadores do evento.

Foto: Naty Tôrres

Para a 11ª edição do evento, o Circovolante preparou muitas novidades: além das 40 companhias — que se apresentam nos dois palcos montados nas Praças da Sé e Gomes Freire —, rodas de palhaços acontecerão na rua, simultaneamente, para que o público tenha mais possibilidades.

“Após 10 anos fazendo o Encontro, chegou a hora de novas experiências. Foram anos de formação de público, agora já consolidado, que entende a linguagem circense, tem um olhar crítico sobre os números e queremos aprofundar. Este ano vamos lançar dois livros superimportantes para a história da palhaçaria e também dois documentários. Um deles é um registro dessa primeira década de evento e como foi a nossa trajetória até então. E o segundo é sobre o legado do nosso primeiro homenageado, o Palhaço Alegria, que com 86 anos é o mais antigo do Brasil em atuação”, ressalta Siman.

Os dois curtas documentais serão lançados durante o 11º Encontro Internacional de Palhaços: “10 Anos de Encontro”, e “Memórias de Alegria”, uma parceria do Circovolante com a Macaca Filmes.

Os quatro dias de evento contarão com a presença das trupes: Adorável Companhia (RJ), Atawallpa Coello (Peru), Barracão Teatro (SP), Cia La Mínima (SP), Cia Pé de Chinelo (RJ), Circovolante (MG), Circo Caramba (SP), Circo de Família (MG), Circo Dux (RJ), Daniel Satim (Chile), François Bouille (França), Grupo Palombar (SP), Grupo Seres de Luz (SP), Grupo Teatro de Anônimo (RJ), Grupo Trampulim (MG), Guga Morales (RJ), Irmãs Cola (SP), Janaina Morse (MG), Luciene Luba (MG), Palhaço Viralata (MG), Palhaço Vinagre (MG), Palhaça Purpurina (MG), Palhaça Jojoba (MG), Palhaço Furreca e Lambreta (MG), Passeio de Palhaços com Sociedade do Riso (MG), Reinaldo Facchini (SP), Rodas de Palhaços, Romina Krause (Argentina), Trupe Balão Mágico (MG), Turma do Biribinha (AL).

Acontece, também, uma manhã de autógrafos do livro “Noites Circenses”, de Regina Horta Duarte, e o lançamento do livro “Palhaços: Performance, hibridismo e multiplicidade”, de Lili Castro.

Homenagem

A homenageada do evento é Jasmin, a palhaça de Lily Curcio, antropóloga argentina que estuda a clowneria clássica há 24 anos. “A Jasmin surgiu quando eu tinha mais de 40 anos e foi um divisor de águas na minha vida, trouxe todas as respostas existenciais que eu buscava e, desde então, passei a me dedicar inteiramente à palhaçaria”, conta.

Lily fez escola no italiano Circo Ercolino, da família Colombaioni, da qual fazem parte grandes mestres da tradição circense. Desde então, passou por diferentes lugares e conheceu pessoas que a ajudaram a construir sua personagem, sempre em transformação. “Meu maior sonho já está realizado. O que mais posso desejar, além desse milagre de estar em cena com a minha palhaça e de trabalhar no que realmente amo? Ser homenageada foi uma grande surpresa. E também uma enorme responsabilidade. Por meio do espetáculo que se chama ‘Pedaços de mim’, vou contar minha trajetória como mulher, artista e palhaça. Contar todas essas experiências e as muitas dificuldades que passei ao longo da minha vida. Estou muito emocionada e agradecida”, finaliza.

O Encontro Internacional de Palhaços é realizado pelo Circovolante e Circo Para Todos, com parceria da Prefeitura de Mariana, apoio da Fundação Renova e apoio cultural da Uau, Câmara de Vereadores e Secretaria de Cultura de Mariana. Outros parceiros: NEASPOC — UFOP e Sociedade do Riso.

Foto: Thiago Barcelos

“Acreditamos que o fomento ao turismo é uma estratégia importante para a recuperação e diversificação da economia de Mariana. Além disso, apoiar atividades culturais e de lazer contribuem para a qualidade de vida da população local”, afirma Felipe Andrade, coordenador da área de Educação, Cultura e Turismo da Fundação.

Circovolante – 11° Encontro Internacional de Palhaços

Data: de 26 a 29 de setembro de 2019

Local: eventos na Praça dos Ferroviários, Praça Gomes Freire, Praça da Sé, Praça Minas Gerais e Rua Frei Durão (em frente à Casa de Cultura) – Mariana (MG), além das escolas e distritos.

Todos os eventos são gratuitos.

Acesse o site e as redes sociais do Circovolante para acompanhar mais informações sobre o evento:

circovolante.com.br

facebook.com/Circovolante

instagram.com/Circovolante

Este conteúdo foi útil para você?